
Prefeitura mobiliza frentes de trabalho para cenário de chuvas
A Prefeitura acompanha atentamente o cenário meteorológico previsto para as próximas 48 horas no município. Segundo a Secretaria da Defesa Civil, os modelos projetados pelo Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet/UFPel) apontam volume de chuva entre 50 e 120 milímetros nesta sexta-feira (22). Diante desse panorama, o prefeito Fernando Marroni reuniu equipes do Sanep e das secretarias incluídas no plano de contingência, na tarde desta quinta-feira (21), no Paço Municipal, para mobilizar as frentes de trabalho no atendimento de ocorrências.
Reunião de planejamento visa alinhar ações e minimizar impactos à população. Fotos: Matheus Cabistany
Caso a hipótese de maior quantidade de chuva prevaleça, o município poderá atingir, em um único dia, o volume de chuva esperado para todo o mês. Historicamente, Pelotas registra cerca de 120 milímetros de precipitação pluviométrica em agosto, conforme dados do Sanep. O chefe do Executivo destaca a importância de aliar esforços no enfrentamento a eventos climáticos.
"Nós temos um planejamento de contingência estruturado, liderado pela Defesa Civil, que garante equipes de plantão a partir desta madrugada, com maquinários e efetivos preparados, com foco em minimizar os possíveis impactos e proteger a população", salienta Marroni.

Município poderá registrar, em um único dia, volume de chuva esperado para todo o mês. Foto: Miguel Mishuo
As equipes da SSUI e do Sanep garantem a operação 24 horas por dia dos sistemas de micro e macrodrenagem, com atuação em pontos de acúmulo de água e desobstrução de redes pluviais. As sete casas de bombas, responsáveis pelo escoamento das águas, funcionarão ininterruptamente: Anglo, Castilho, Doquinhas, Farroupilha, Leste, Olvebra e Pontal da Barra.
De acordo com boletim emitido pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, há possibilidade de rajadas de vento, queda de granizo e descargas elétricas. O secretário municipal da Defesa Civil, Milton Martins, orienta a população a evitar exposição a situações de risco e ficar atenta aos canais oficiais de comunicação da Prefeitura. O telefone da pasta está disponível para registro de ocorrências: (53) 99700.7575. Além disso, a SSUI conta com o número (53) 99175.5853 (apenas WhatsApp).
Também estiveram representadas na reunião de planejamento as Secretarias de Assistência Social (Sas), Desenvolvimento Rural (SDR), Qualidade Ambiental (SQA), Obras e Pavimentação (Smop), Segurança Pública (SSP), Transporte e Trânsito (STT), e Urbanismo (Seurb).