
Prefeitura promove obras de desobstrução e drenagem na Estrada da Costa
A Prefeitura, via Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), instalou nesta segunda-feira (21) uma nova travessia subterrânea na Estrada da Costa, Areal, zona leste da cidade. A estrutura, tubulação que permite a passagem subterrânea das águas de uma rede em direção ao ponto de escoamento, fica no cruzamento com a rua Borba Gato. As equipes se encontram na localidade desde a semana passada. A região concentra complexo hoteleiro, com quatro charqueadas, além dos moradores da Vila da Palha e comunidades de pescadores.
“As condições de drenagem afetam a todos, indistintamente, inclusive turistas, mas no caso da Vila da Palha, as pessoas não conseguem sair de casa dependendo da chuva”, disse o titular da Ssui, Mateus Consen.
Além da travessia instalada nesta segunda-feira, que demandou oito metros de tubulação PA3, com 40 centímetros de diâmetro, mais resistente ao trânsito de veículos na região, uma outra estrutura precisará ser colocada na rua Auguste Saint-Hillaire, na Vila da Palha. Ali, a condição do pavimento é ainda mais crítica devido à obstrução da rede de esgoto. Além dos moradores aumentarem a obra física das construções de forma desordenada, avançando as moradias sobre a rede, ano passado, para amenizar a situação, a Prefeitura colocou brita na pista. Com o tempo, a solução não se mostrou a mais adequada. O movimento de veículos espalhou o material, obstruindo ainda mais as caixas coletoras. Levantamento do Departamento de Drenagem Urbana da Secretaria demonstra que para resolver o problema será preciso uma escavar 600 metros para nivelar as valetas com ajuda de uma escavadeira e instalar 40 metros de tubulação.
De acordo com o diretor do Departamento, arquiteto Thiago Andrades, não há estimativa de conclusão na via. Além de abrir novas valetas, a situação exige muito trabalho de desobstrução, alinhamento da tubulação e limpeza de valetas. Paralelamente à obra na Estrada da Costa, equipes da Ssui atuam em intervenções de drenagem no Sítio Floresta, na zona norte da cidade, agora, na rua Ormindo Silva.
Foto de capa: Divulgação/Ssui