Média hoje para atendimento em casos de pré-natal de alto risco é de apenas nove dias. Em fevereiro, passava de 120

Prefeitura reduz tempo de espera e aumenta procedimentos em Saúde

Média hoje para atendimento em casos de pré-natal de alto risco é de apenas nove dias. Em fevereiro, passava de 120
Por Roberto Ribeiro 13-09-2025 | 07:53:21
Tags: SUS , Atendimentos , Procedimentos , Agilidade , Mais serviços

Em nove meses de gestão, a Prefeitura celebra avanços na área da Saúde. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em menos de um ano o município, além de reduzir o tempo de espera para atendimento em casos como pré-natal de alto risco e cardiologia cirúrgica, ampliou a oferta de procedimentos e consultas especializadas via Sistema Único de Saúde. 

De acordo com o prefeito Fernando Marroni, os dados alcançados em nove meses não são obra do acaso - mas da capacidade de trabalho e da política de gestão. “Ainda temos muito trabalho pela frente, mas constatar que estamos no caminho certo nos enche de energia para prosseguir e manter viva a esperança da construção do SUS com alta qualidade.”
Atendimento de usuários do SUS durante mutirão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Gestão atual diminui tempo de espera e expande serviços (Fotos: Volmer Perez/Secom)

O prefeito destaca especialmente a queda no tempo de espera dos usuários do SUS no município em casos de pré-natal de alto risco e de cirurgias cardíacas. Quanto à primeira, em fevereiro, as pacientes do Sistema Único de Saúde em Pelotas precisavam aguardar mais de 120 dias para ser atendidas. Em maio, a SMS zerou a fila. Atualmente, a média é de nove dias. Em relação às cirurgias cardíacas, o tempo médio em 2024 era de 39,75 dias. Em setembro deste ano a espera caiu quase cinco vezes - para oito dias, uma diminuição de 80%.

Expansão 

O aumento na oferta de procedimentos e consultas especializadas também é digno de nota. Somente nos primeiros dez dias deste mês foram ofertadas 54 vagas a pacientes cujos diagnósticos indicavam necessidade de se submeterem à litotripsia (procedimento médico usado para fragmentar pedras nos rins ou ureteres, permitindo que sejam eliminadas pela urina). Ano passado, nos 30 dias deste mês, tinham sido apenas 14 - quatro vezes mais. A SMS, desde janeiro, também contratualizou mais dois mil exames para pacientes hospitalares, implantou 240 consultas mensais adicionais na área da cardiologia, permitindo a ampliação do acompanhamento e da prevenção cardiovascular, triplicou a oferta de cirurgia vascular em relação a todo o ano passado e obteve o mesmo desempenho, na comparação entre janeiro e setembro de 2024, em casos de ortopedia eletiva. 

Exames de tomografia em 2025 também apresentam números expressivos em relação ao ano anterior. Se em 2024 o Hospital Escola (HE) contratualizava uma média de 420 procedimentos deste tipo ao mês, hoje chega a 800, quase o dobro do volume total. “Nossa projeção, até o fim deste ano, é alcançar mil tomografias ao mês”, afirma a secretária de Saúde, Ângela Moreira Vitória.

Pmae e Ser Mulher

Instituído no município neste ano pela atual gestão, o Programa Mais Acesso a Especialistas (Pmae), do Ministério da Saúde, oferece na rede pública 50 consultas e exames mensais em oftalmologia e 30 em otorrinolaringologia. Também lançado em 2025, o programa Ser Mulher já contratou em Pelotas 645 exames e procedimentos em saúde da mulher e 700 consultas mensais em ginecologia e

Mastologia para usuárias do SUS. Graças ao programa, está praticamente zerada no município a fila de colposcopias, com a contratação de 65 exames adicionais por mês - exame ginecológico que, com ajuda de aparelho, examina em detalhes colo do útero, vagina e vulva, permitindo identificar lesões ou alterações invisíveis a olho nu. 

Mutirões

Parceria da SMS com o HE realizou seis mutirões nos primeiros nove meses deste ano, totalizando 1.461 exames. Além disso, houve frentes de trabalho integradas também para a realização de conização (retirada de lesões do colo do útero para que não se tornem câncer). A iniciativa permitiu com que fosse zerada a fila reprimida para esse tipo de procedimento, para o qual havia pacientes aguardando há mais de dois anos. Também houve mutirão de laqueadura, para o qual num único dia foram operadas até dez pacientes.

Confira o total de exames realizados nos mutirões SMS-HE  

● Mamografia - 360

● Tomografia (todas as variações) - 488

● Abdômen - 43

● Obstétrico - 20

● Mama - 10

● Bolsa escrotal - 10

● Próstata via Abdômen - 10

● Transvaginal - 32

● Ecocardiograma/Eco - 140

● Eco Mamária Bilateral - 120

● Colonoscopia - 24

● Espirometria - 72

● Endoscopia - 12

Notícias Relacionadas

Setembro não apresenta casos novos de dengue

Setembro não apresenta casos novos de dengue

Dia do Idoso terá mutirão em todas as UBSs

Dia do Idoso terá mutirão em todas as UBSs

6ª UBS na Rua será dia 25 no Arco-íris

6ª UBS na Rua será dia 25 no Arco-íris

Ubai Navegantes terá alteração de horário

Ubai Navegantes terá alteração de horário