ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Prefeitura reforça fiscalização e vigilância contra furto de fios

No último mês 11 locais foram vistoriados e notificados pelas equipes do Município na tentativa de reduzir casos do crime que tem gerado prejuízos à comunidade

Por Álvaro Guimarães 13-02-2023 | 19:14:01

Fotos: Rodrigo Chagas

A Prefeitura de Pelotas tem intensificado as ações para combater os furtos de cabos e fios elétricos. Somente no último mês 11 estabelecimentos responsáveis pela compra e revenda de sucata foram vistoriados e autuados pela fiscalização. Paralelo a isso, a Guarda Municipal tem aumentado sua presença em locais onde foram registrados casos recentes, como o parque Dom Antonio Zattera.

Entre os 11 locais alvos das ações da fiscalização da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade, sete foram notificados por falta de alvará de funcionamento, três por causarem obstrução do passeio público e um foi interditado por falta de licenciamento para a atividade. O objetivo das ações é de contribuir para combater a recepção de fios e cabos furtados, crime que vem causando pesados prejuízos ao Município.

Desde o final da semana passada foram furtados cabos de energia do novo sistema de iluminação do parque Dom Antonio Zattera, do depósito da merenda escolar e de semáforos de pedestres, além de 25 hidrômetros. O prejuízo destas ações ainda está sendo apurado pelas secretarias e deve ser totalizado até o final da semana.

O secretário de Segurança, José Apodi Dourado informa que a Guarda Municipal está ampliando o patrulhamento no parque Dom Antonio Zattera para evitar novos ataques. Ações de inteligência para identificar os autores dos furtos também estão sendo feitas em conjunto com os demais órgãos do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). “Na última semana efetuamos três prisões, inclusive uma delas de um indivíduo que estava levando o ar condicionado da secretaria de Saúde e reforçaremos o patrulhamento no Dom Antonio Zattera”, informou.

Parque D. Antonio Zattera

Desde a semana passada aconteceram dois casos de furtos de cabos do sistema de iluminação pública do parque D. Antonio Zattera. O secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Fábio Suanes confirma que além de fios, também foram furtadas duas luminárias.

“Desta vez iremos colocar cabos aéreos, como tentativa de evitar novos furtos. Estamos aguardando o departamento de engenharia nos passar a quantidade de fios necessária, para providenciar a compra e instalação completa”, disse.

Nesta segunda-feira (13) a secretaria recebeu parte do material necessário para a realização inicial dos consertos e as equipes começaram trabalhar.

Merenda escolar não foi perdida

No dia 06 de fevereiro houve um furto de cabos de rede, do poste localizado em frente ao prédio do depósito da alimentação escolar, o que deixou o local sem energia. O prejuízo com material, calculado pela Secretaria de Educação é de R$ 3 mil.

“Assim que identificada a situação, e levando em consideração as exigências de aquisição de materiais realizadas pelo serviço público, estimou-se em torno de sete dias úteis para levantamento de orçamentos, tramitação burocrática e execução do serviço necessário, além do serviço de competência da CEEE equatorial, que após a colocação dos cabos no local precisa realizar a ligação da energia elétrica”, informou a secretária de Educação, Adriane Silveira.

Nesta segunda-feira (13) os materiais foram retirados no fornecedor e os consertos realizados. Agora, espera-se pela religação da energia por parte da concessionária.

Para garantir que os alimentos que necessitam de refrigeração não fossem perdidos a Smed contou com a ajuda de uma empresa próxima que cedeu espaço em suas câmaras frias para armazenar 7,1 toneladas de carne, divididos entre 4,8 toneladas de de coxa e sobrecoxa e 2,3 toneladas de carne moída de primeira.

“Não há nenhum risco deste episódio prejudicar o abastecimento das escolas. pois com essa solução conseguimos manter as carnes em ambiente adequado até a data de distribuição”, disse a secretária.

fios, cabos elétricos, furtos, prejuízo, Prefeitura, Parque