
Prefeitura tem seis equinos para doação
A Hospedaria de Grandes Animais, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Prefeitura, conta, atualmente, com seis equinos para doação. São três machos e duas fêmeas – uma com potro ao pé -, à disposição de novos tutores. O cavalo ou égua devem ser mantidos em condições de bem-estar, sem uso para tração. Interessados devem se dirigir à Hospedaria, à BR-392, KM 71, Fragata, para conhecer os animais disponíveis.
De acordo com a SDR, para iniciar o processo de adoção, o interessado tem que escolher o animal. No caso da égua com potro ao pé, não é permitido separá-los. A adoção deve ser conjunta. Profissional da Hospedaria fará a coleta de sangue do equino e o futuro tutor deve levar o material ao laboratório de sua preferência para exame de anemia infecciosa equina.
O resultado negativo deve ser levado pelo interessado à Inspetoria Veterinária, junto com a requisição do exame e o Termo de Transferência de Guarda, já fornecidos pela Hospedaria, à Inspetoria Veterinária para que o animal seja incluído na lista do adotante, cujo cadastro pode ser feito na hora, se ainda não tiver, para solicitar a Guia de Trânsito Animal (GTA), obrigatória para adoção. A Inspetoria fica situada na rua Barão de Santa Tecla, 489.
Com a GTA em mãos, o novo tutor precisa apresentá-la na Hospedaria, que liberará de imediato o animal escolhido. Os equinos colocados em doação pela Prefeitura são os resgatados das vias públicas, por andarem soltos, não procurados pelos proprietários pelo prazo mínimo de 30 dias. Depois de adotado, equipe da Hospedaria vistoria os locais e o animal, para apurar se estão alimentados, alojados e mantidos adequadamente.