Pelotas conta com aproximadamente 1,2 mil estudantes autistas nas escolas municipais
Por João Pedro Macedo 02-04-2025 | 09:03:37
Nesta quarta-feira (2) é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que tem como objetivo promover o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e incentivar a inclusão. A rede pública municipal de ensino conta com cerca de 1,2 mil estudantes com TEA, e a atual gestão tem como prioridade qualificar o atendimento aos alunos e alunas, evidenciando a inclusão da rede.
A secretária de Educação Nailê Pinto destaca os desafios para uma rede mais inclusiva e o trabalho que a SME vem preparando neste sentido.
"A inclusão é um processo de construção contínuo, pois apenas o acesso à escola não é suficiente, é necessária a qualificação do atendimento. Para isso, trabalhamos com estruturas especializadas como o Centro de Apoio, Pesquisa e Tecnologias para Aprendizagem (Capta), criado no primeiro governo Marroni, o Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim e o Centro de Atendimento Educacional Especializado Dr. Luiz Pereira Lima, e as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), com professores especializados em psicopedagogia. Junto com estas estruturas, o município ainda conta com professores auxiliares (PA) e cuidadores, que têm a importante função de auxiliar os estudantes em necessidades mais complexas", afirmou.
Atualmente, a rede municipal conta com cerca de 50 salas de AEE, e 95 professores desta modalidade. Conforme a titular da pasta, a Secretaria planeja ampliar as salas de AEE para a Educação Infantil, além de investir em mais formações continuadas com profissionais para enfrentar os desafios diários da inclusão.
Somadas às demais ações, o Município também atua em conjunto com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Programa Federal de Atenção Precoce na Infância (Proapi), que busca oportunizar as práticas de intervenção precoce na infância, com foco nas crianças da educação infantil em risco de desenvolvimento ou apoiadas pela educação especial. Até o ano passado, o Município trabalhou com o programa em sete escolas do bairro Fragata, e planeja ampliar o atendimento para mais sete escolas de educação infantil este ano.
Foto: Leandro Lopes