Procon orienta internautas sobre golpe de ofertas
Dando sequência aos informes sobre os principais golpes sofridos pelos consumidores, o Procon Pelotas alerta para as "promoções bombásticas". A desatenção resulta em prejuízo financeiro e, claro, no não recebimento da mercadoria desejada.
Cada vez mais, usuários da internet encontram links em redes sociais, SMS e e-mails, cujos logotipos e designs são muito parecidos com os das lojas reais. Atraídas por ofertas-relâmpago, descontos exagerados e brindes valiosos, as vítimas clicam nestes canais e, nas páginas acessadas, entregam dados sigilosos aos infratores.
Cuidado com links e dados
Este tipo de fraude costuma apresentar a prática mais comum: pedir, ao internauta, o preenchimento de um formulário destinado à realização da suposta venda. As informações solicitadas vão desde CPF, senha da conta-corrente até número e código de segurança do cartão de crédito.
"Fornecedores legítimos não publicam anúncios ou enviam e-mails e SMS que contenham erros de português ou digitação. Por isso, a orientação é conferir a linguagem utilizada, desconfiando sempre de valores excessivamente baixos", recomenda o coordenador executivo do Procon Pelotas, Crístoni Costa.
Elogios e likes comprados
Cientes das verificações das avaliações dos consumidores, feitas habitualmente como medida de proteção antes das aquisições, os criminosos passaram a postar elogios fictícios. "Seguidores robôs", comprados pelos estelionatários, também dão likes enganosos, por exemplo, no Instagram, Tik Tok e Facebook. "Trata-se de mais uma forma ardilosa de tentar atribuir veracidade à 'promoção', que, na verdade, consiste em desfalque financeiro", observa Costa.