Projeto Mulher e Turismo Seguro inicia capacitação em espaços turísticos de Pelotas
O treinamento das equipes visa tornar os espaços da cidade mais seguros e acolhedores para moradores e visitantes
A Prefeitura de Pelotas deu continuidade, nesta quarta-feira (24), ao projeto Mulher e Turismo Seguro, uma iniciativa da Secretaria de Turismo em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, que tem como objetivo tornar os espaços turísticos da cidade mais seguros e acolhedores para mulheres, sejam elas moradoras ou visitantes.
A primeira ação do projeto aconteceu no Aeroporto Internacional de Pelotas, primeiro local a receber a capacitação, onde foi realizada uma conversa de preparação com a equipe do terminal. A atividade marcou o início de uma série de formações que serão promovidas em diferentes pontos turísticos e instituições parceiras do município, preparando profissionais para identificar situações de violência, acolher mulheres e orientar sobre os serviços disponíveis na rede de proteção.
Participaram do encontro o gerente do Aeroporto Internacional de Pelotas, Wesley Puygcerver, a representante da Direção de Eventos da Secretaria de Turismo, Priscila Zanolla, e a assessora da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Ledeci Lessa Coutinho, que conduziu a atividade. Durante a capacitação, Ledeci apresentou o trabalho desenvolvido pela pasta, a rede ampliada de atendimento às mulheres em situação de violência e um panorama da construção histórica dos direitos das mulheres. As conversas também buscam sensibilizar os trabalhadores para que desenvolvam um olhar atento às diferentes formas de violência e saibam como agir diante de possíveis situações.
Para o gerente do aeroporto, receber a primeira capacitação representa um passo importante para fortalecer a rede de proteção no município. "Estamos muito satisfeitos em ser o primeiro local a receber esta palestra e, posteriormente, o selo. É muito importante porque muitas pessoas não sabem como se comportar ou o que fazer diante de uma situação de violência ou de vulnerabilidade envolvendo mulheres. O aeroporto é um local estratégico, por ser uma das principais portas de entrada de Pelotas", destacou Wesley Puygcerver.
O projeto surgiu a partir da preocupação da Secretaria de Turismo com a segurança das mulheres nos espaços turísticos. Inicialmente pensado para ser desenvolvido apenas no Mercado Público, a iniciativa foi ampliada e passou a contemplar diversos atrativos e instituições da cidade.
Além do Aeroporto Internacional de Pelotas, receberão a capacitação as charqueadas Santa Rita e São João, a Secretaria de Cultura (Secult), o Museu da Baronesa, o Esporte Clube Pelotas, o Grêmio Esportivo Brasil, a Rodoviária de Pelotas, o Clube Caça e Pesca, o Centro Português, o Parque Una, a Cafeteria Meio, o Shopping Pelotas e o Deriva Bar. A expectativa é que novos parceiros também passem a integrar a iniciativa.
Entre as ações previstas está a implantação de um selo de identificação, que indicará os estabelecimentos e pontos turísticos participantes como locais seguros para mulheres. Os espaços também receberão adesivos nos banheiros femininos com o sinal universal de pedido de socorro e os principais contatos da rede de enfrentamento à violência contra a mulher.
Além disso, será distribuído um folder explicativo sobre o projeto e os serviços de atendimento disponíveis. O material contará com um QR Code que dará acesso aos contatos da rede de proteção, incluindo a Promotoria de Violência Doméstica, a Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar e Guarda Municipal, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e demais órgãos que atuam no enfrentamento à violência.
A proposta é que cada local participante esteja preparado para oferecer acolhimento, orientação e encaminhamento adequado às mulheres que se sintam ameaçadas ou estejam vivenciando alguma situação de violência, fortalecendo a rede de proteção e promovendo um turismo mais seguro, acolhedor e humanizado em Pelotas.