Transformação aumenta qualidade de vida das pessoas e valoriza o ponto turístico
Por Tânia Magalhães 14-06-2019 | 12:31:39
Mais uma obra executada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Pavimentação (Smop), com a participação das pastas de Transporte e Trânsito (STT), Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), e de Qualidade Ambiental (SQA), além do Sanep, é concluída e entregue pela prefeita Paula Mascarenhas ao uso da comunidade, em caminhada no local, na manhã desta sexta-feira (14).
Trata-se do acesso ao Quadrado, que recebeu pavimentação asfáltica na rua Alberto Rosa, na região do Porto, a partir da Conde de Porto Alegre, além de limpeza, drenagem, meios-fios, sinalização viária e recuperação do calçamento histórico de paralelepípedos. O local será ainda mais beneficiado com a inauguração da nova sede da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram-BM) marcada para segunda-feira (17), às 10h.
“O Quadrado é um dos lugares mais tradicionais de Pelotas. Este ponto lindo, turístico, não contava com infraestrutura adequada de acesso. A obra foi realizada de acordo com um dos principais pilares do Governo: o capricho”, afirmou a prefeita Paula Mascarenhas.
A revitalização da região contou com o investimento de aproximadamente R$ 260 mil, abrangendo trecho de 270 metros da rua Alberto Rosa. Os recursos empregados têm origem no orçamento da Smop.
Foram realizadas intervenções em mais de 3,3 mil metros quadrados de área, por um período aproximado de 60 dias. Na pavimentação, foi aplicada base de brita graduada e asfalto. Trezentos e sessenta e sete metros de meios-fios foram colocados e 450 metros quadrados de paralelepípedos.
O primeiro passo foi o de limpeza da área, seguida de escavação. Depois da pavimentação concluída, chegou a hora da pintura, sinalização, placas e tachões de trânsito.
Sônia Maria Vargas mora na rua Alberto Rosa desde que nasceu, há 63 anos. “Tudo mudou por aqui. Fazia anos que o pessoal almejava melhorias para nossa rua. A pavimentação estava deteriorada, prejudicando o trânsito e os próprios moradores. O resultado das obras está perfeito”, afirmou.
Conversando com a prefeita, Wilma Duarte contou que, há 50 anos, quando foi morar naquela região, não havia quase nada na vizinhança. “O acesso era de terra; uma estradinha. Quem diria que, hoje, teríamos esta rica rua? Estamos agradecidos pela atenção que foi dada ao local e aos moradores”.
Lauro Luiz Pereira mora na Alberto Rosa desde os tempos do gasômetro. Ele confessa que “não imaginava essa transformação. As obras valorizaram tudo. O Quadrado é um ponto turístico e, com certeza, vai atrair grande público depois dessas melhorias”.
“O projeto foi executado com capricho e carinho pelas pessoas. Se vamos fazer alguma coisa, que seja bem feita. É uma questão de respeito com o que é público. O povo de Pelotas merece o melhor e o convido para que venha conhecer e aproveitar o Quadrado”, enfatizou a prefeita.
Para o vice-prefeito Idemar Barz, a requalificação do acesso ao Quadrado deu mais vida e ânimo àquela área da cidade. “A mudança valoriza não só o lugar, mas as pessoas.”
Sentado na mureta do Quadrado, antigo atracadouro à beira do canal São Gonçalo, um grupo de moradores reuniu-se para comentar sobre as obras. César Machado, proprietário de um bar naquela região, exclamou: “Ficou 10! Moro há 48 anos aqui e, com a transformação, espero até o aumento do movimento do bar. Está muito bom!”
Na avaliação do secretário de Obras e Pavimentação, Luiz Eduardo Tejada, “a obra beneficia não só os moradores, mas toda a população e a cidade, pois oferece um acesso digno e de qualidade às moradias e ao ponto turístico. Os serviços foram realizados de maneira eficiente, com zelo e respeito ao cidadão. Estou muito feliz”.
A caminhada de entrega da requalificação do acesso ao Quadrado foi acompanhada, também, pelo deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), pelos secretários de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho; de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam; de Qualidade Ambiental, Felipe Perez Fernandez; e de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Antônio Ozório Campos; pelo assessor de Comunicação, Gustavo Azevedo; pelo presidente da Câmara, vereador Fabrício Tavares (PSD); e pelos vereadores Éder Bank (PDT) e Waldomiro Lima (PRB).