ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Quadrado ganha vida nova com acesso requalificado

Transformação aumenta qualidade de vida das pessoas e valoriza o ponto turístico

Por Tânia Magalhães 14-06-2019 | 12:31:39

Mais uma obra executada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Pavimentação (Smop), com a participação das pastas de Transporte e Trânsito (STT), Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), e de Qualidade Ambiental (SQA), além do Sanep, é concluída e entregue pela prefeita Paula Mascarenhas ao uso da comunidade, em caminhada no local, na manhã desta sexta-feira (14).

Acesso ao Quadrado passa por transformação - Fotos: Gustavo Vara

Trata-se do acesso ao Quadrado, que recebeu pavimentação asfáltica na rua Alberto Rosa, na região do Porto, a partir da Conde de Porto Alegre, além de limpeza, drenagem, meios-fios, sinalização viária e recuperação do calçamento histórico de paralelepípedos. O local será ainda mais beneficiado com a inauguração da nova sede da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram-BM) marcada para segunda-feira (17), às 10h.

“O Quadrado é um dos lugares mais tradicionais de Pelotas. Este ponto lindo, turístico, não contava com infraestrutura adequada de acesso. A obra foi realizada de acordo com um dos principais pilares do Governo: o capricho”, afirmou a prefeita Paula Mascarenhas.

Detalhamento da obra

A revitalização da região contou com o investimento de aproximadamente R$ 260 mil, abrangendo trecho de 270 metros da rua Alberto Rosa. Os recursos empregados têm origem no orçamento da Smop.

Trecho da Alberto Rosa recebe pavimentação asfáltica - Fotos: Igor Sobral

Foram realizadas intervenções em mais de 3,3 mil metros quadrados de área, por um período aproximado de 60 dias. Na pavimentação, foi aplicada base de brita graduada e asfalto. Trezentos e sessenta e sete metros de meios-fios foram colocados e 450 metros quadrados de paralelepípedos.

O primeiro passo foi o de limpeza da área, seguida de escavação. Depois da pavimentação concluída, chegou a hora da pintura, sinalização, placas e tachões de trânsito.

Tudo mudou por aqui’

Sônia Maria Vargas mora na rua Alberto Rosa desde que nasceu, há 63 anos. “Tudo mudou por aqui. Fazia anos que o pessoal almejava melhorias para nossa rua. A pavimentação estava deteriorada, prejudicando o trânsito e os próprios moradores. O resultado das obras está perfeito”, afirmou.

Sônia diz que o resultado está perfeito - Foto: Gustavo Vara

Conversando com a prefeita, Wilma Duarte contou que, há 50 anos, quando foi morar naquela região, não havia quase nada na vizinhança. “O acesso era de terra; uma estradinha. Quem diria que, hoje, teríamos esta rica rua? Estamos agradecidos pela atenção que foi dada ao local e aos moradores”.

Wilma manifesta sua alegria com as mudanças - Foto: Gustavo Vara

Lauro Luiz Pereira mora na Alberto Rosa desde os tempos do gasômetro. Ele confessa que “não imaginava essa transformação. As obras valorizaram tudo. O Quadrado é um ponto turístico e, com certeza, vai atrair grande público depois dessas melhorias”.

Para Lauro, as obras valorizaram o local - Foto: Gustavo Vara
“O projeto foi executado com capricho e carinho pelas pessoas. Se vamos fazer alguma coisa, que seja bem feita. É uma questão de respeito com o que é público. O povo de Pelotas merece o melhor e o convido para que venha conhecer e aproveitar o Quadrado”, enfatizou a prefeita.

Para o vice-prefeito Idemar Barz, a requalificação do acesso ao Quadrado deu mais vida e ânimo àquela área da cidade. “A mudança valoriza não só o lugar, mas as pessoas.”

Prefeita Paula, vice Idemar e secretário Tejada na caminhada de entrega da via - Foto: Gustavo Vara

Sentado na mureta do Quadrado, antigo atracadouro à beira do canal São Gonçalo, um grupo de moradores reuniu-se para comentar sobre as obras. César Machado, proprietário de um bar naquela região, exclamou: “Ficou 10! Moro há 48 anos aqui e, com a transformação, espero até o aumento do movimento do bar. Está muito bom!”

Grupo de moradores está satisfeito com a requalificação - Foto: Gustavo Vara

Na avaliação do secretário de Obras e Pavimentação, Luiz Eduardo Tejada, “a obra beneficia não só os moradores, mas toda a população e a cidade, pois oferece um acesso digno e de qualidade às moradias e ao ponto turístico. Os serviços foram realizados de maneira eficiente, com zelo e respeito ao cidadão. Estou muito feliz”.

A caminhada de entrega da requalificação do acesso ao Quadrado foi acompanhada, também, pelo deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), pelos secretários de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho; de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam; de Qualidade Ambiental, Felipe Perez Fernandez; e de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Antônio Ozório Campos; pelo assessor de Comunicação, Gustavo Azevedo; pelo presidente da Câmara, vereador Fabrício Tavares (PSD); e pelos vereadores Éder Bank (PDT) e Waldomiro Lima (PRB).

Mais imagens da entrega da requalificação do Quadrado, feitas pelo fotógrafo Gustavo Vara, podem ser conferidas acessando o Flirck da Prefeitura.

quadrado, acesso, entrega da obra, revitalização