
Rede de Frio da Saúde recebe gerador para garantir conservação de vacinas
A Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde passou a contar, nesta semana, com um gerador de energia elétrica próprio. O equipamento foi instalado na rede de frio do setor de Epidemiologia, responsável pelo armazenamento centralizado de vacinas do município, e tem o objetivo de manter o funcionamento das câmaras frias em casos de queda de energia. A aquisição foi viabilizada por uma emenda parlamentar do vereador Jurandir Silva.
Foto: Divulgação/SMS
A diretora de Vigilância em Saúde, Vera Neto, destacou que a instalação do gerador representa a resolução de uma demanda antiga. “Houve várias tentativas de compra desde 2001, e agora conseguimos. Ele nos dá tranquilidade de que, se faltar luz, é automaticamente acionado e mantém a Rede de Frio na temperatura ideal”, afirmou.
Segundo Vera, o risco de perdas era uma preocupação constante. “Qualquer falta de luz colocava em risco o quantitativo de vacinas e a qualidade delas. Já tivemos mais de R$ 3 milhões em vacinas armazenadas aqui. Em outras ocasiões, sem o gerador, já foi preciso recolher todas as vacinas e levar para a terceira coordenadoria. Esse equipamento é essencial para garantir um bom trabalho da equipe e a qualidade dos produtos que chegam à população.”
A Rede de Frio é responsável por armazenar os imunizantes que são distribuídos às unidades de saúde de Pelotas, incluindo a Casa da Vacina. Com o novo gerador, o setor reforça a estrutura e assegura a continuidade da imunização mesmo diante de imprevistos no fornecimento de energia.