
Rede de Frio da Saúde recebe gerador para garantir conservação de vacinas
A Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde passou a contar, nesta semana, com um gerador de energia elétrica próprio. O equipamento foi instalado na rede de frio do setor de Epidemiologia, responsável pelo armazenamento centralizado de vacinas do município, e tem o objetivo de manter o funcionamento das câmaras frias em casos de queda de energia. A aquisição foi viabilizada por uma emenda parlamentar do vereador Jurandir Silva.
Foto: Divulgação/SMS
A diretora de Vigilância em Saúde, Vera Neto, destacou que a instalação do gerador representa a resolução de uma demanda antiga. “Houve várias tentativas de compra desde 2001, e agora conseguimos. Ele nos dá tranquilidade de que, se faltar luz, é automaticamente acionado e mantém a Rede de Frio na temperatura ideal”, afirmou.
Segundo Vera, o risco de perdas era uma preocupação constante. “Qualquer falta de luz colocava em risco o quantitativo de vacinas e a qualidade delas. Já tivemos mais de R$ 3 milhões em vacinas armazenadas aqui. Em outras ocasiões, sem o gerador, já foi preciso recolher todas as vacinas e levar para a terceira coordenadoria. Esse equipamento é essencial para garantir um bom trabalho da equipe e a qualidade dos produtos que chegam à população.”
A Rede de Frio é responsável por armazenar os imunizantes que são distribuídos às unidades de saúde de Pelotas, incluindo a Casa da Vacina. Com o novo gerador, o setor reforça a estrutura e assegura a continuidade da imunização mesmo diante de imprevistos no fornecimento de energia.
Notícias Relacionadas

Pelotas entra na cadeia nacional contra câncer de colo de útero

Prefeitura está em processo de abertura de residências médicas e multiprofissionais

Atendimento da Farmácia Estadual está temporariamente suspenso

Saúde de Pelotas apresenta trabalhos em congresso em Gramado