ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Relações e sentimentos são temas do ‘Conte Comigo’

Atividade do Pacto Pelotas pela Paz busca fortalecer vínculo familiar ao aproximar pais e filhos

03-10-2018 | 17:20:42

      ‘Tudo está bem quando termina bem’ é a última publicação – de uma série de sete – proposta pela metodologia Conte Comigo, do Pacto Pelotas pela Paz, que trabalha com famílias de todo o município a cultura do compartilhamento de livros. Neste método, o recomendado não é a leitura (até porque nos exemplares há pouco texto), mas sim, a criatividade e a imaginação de pais e filhos.

Fotos: Gustavo Vara

      A Faculdade Anhanguera sediou, na tarde desta quarta-feira (3), o sétimo encontro de um dos grupos em andamento na cidade.A cada semana um livro é apresentado às famílias, assim como técnicas específicas para um objetivo; desta vez, a intenção foi tratar sobre as relações com as crianças.

“O livro apresenta experiências que envolvem sentimentos difíceis, como ficar chateado e ser grosseiro, mas também exemplos de cuidado, preocupação e afeto. É uma boa oportunidade para falar sobre as relações cotidianas com os filhos” explica a facilitadora do Conte Comigo, Cíntia Lubke.

      Alice Gomes, uma das seis mães que participou da atividade, afirmou que a rotina em casa com a pequena Juliana, de 3 anos e meio, mudou depois de iniciar o hábito de compartilhamento dos livros, o que fez a filha aprender a cuidar e preservar os exemplares.  

“É um momento em que aproveitamos para ficar juntas, antes de dormir. Ela sempre quer retomar todas as outras histórias, fica folheando as publicações e me convidando para olhar”, comentou Alice.  

      A facilitadora aproveitou a oportunidade para reforçar técnicas já trabalhadas em outras sessões, como a importância de valorizar os aspectos que prendem a atenção das crianças; fazer conexões das histórias do livro com as experiências vividas; ser sempre positivo e elogiar os seus acertos; evitar dizer ‘não’ durante a atividade, a fim de não desencorajar os pequenos, entre outros.

Conte Comigo

      Em ação inédita no Brasil, o método deve alcançar 220 crianças de Pelotas – acompanhadas pela Coorte de 2015 – e será desempenhada por 20 facilitadores até o final de novembro. Somando-se ao ACT – Criando Crianças Seguras, ambas metodologias embasam o Estudo Piá – Primeira Infância Acolhida (um convênio entre Prefeitura e Universidade Federal de Pelotas) e integram as atividades do Pacto Pelotas pela Paz.A expectativa é de que a pesquisa fundamente novas políticas públicas do município.

Tags

conte comigo, fortalecimento de vínculos, pacto pelotas pela paz

Notícias relacionadas

Carregando 0%
Carregando 0%