
Reunião no Paço Municipal discute detalhes do Desfile de 7 de Setembro
Na manhã desta terça-feira (26), no Paço Municipal, foi realizada uma reunião para tratar dos preparativos do desfile cívico-militar do dia 7 de setembro, feriado nacional que celebra o Dia da Independência do Brasil, e que neste ano vai incluir a Parada da Juventude, e o desfile do 20 de setembro, em comemoração à Revolução Farroupilha. Os desfiles são realizados em parceria pela Prefeitura, Núcleo Municipal de Pelotas da Liga da Defesa Nacional (LDN) e 26ª Região Tradicionalista (RT).
Fotos: Volmer Perez/Secom
A secretária de Governo, Miriam Marroni, e o vereador Paulo Coitinho conduziram a reunião que tratou da divisão de tarefas, especificando a função de cada um, e que contou com representantes de diversas secretarias e autoridades do Exército e da Brigada Militar. Ficou acertado que a estrutura contará com sistema de som e dois palanques.
Os desfiles cívicos-militares do dia 7 de setembro vão acontecer pela manhã, a partir das 9h30min, na avenida Bento Gonçalves, passando pelo Altar da Pátria, localizado no Parque Dom Antônio Zattera. A concentração será na rua Gonçalves Chaves. Às 9h15min ocorre a revista, na sequência o desfile das escolas e na sequência o militar.
A Prefeitura de Pelotas convida todas as instituições de ensino públicas e privadas de Pelotas a se integrarem às comemorações. "Temos o compromisso de não atrasar em respeito ao público e às pessoas que irão fazer parte do desfile", disse Adriane Gerber Martins, da Secretaria de Educação (SME), que coordena os desfiles civis. Ela destaca que escolas e entidades educacionais e associações representativas interessadas em participar ainda podem se inscrever, pelo whatsapp (53) 9930-1353.
20 de setembro
A cargo da Secretaria de Turismo (Setur) e 26ª RT, ficou acertado que, para as comemorações de 20 de setembro, que este ano vão se estender ao longo de três dias (19 a 21 de setembro na Associação Rural, sendo o desfile no dia 20, na avenida Bento Gonçalves), todos os animais deverão ter uma autorização. Os cavalos deverão ter o guia de trânsito animal (GTA) para passarem pela inspetoria, realizada na concentração do desfile.