Evento integrou programação do Julho das Pretas

Roda de Conversa Mulheres Negras e Posições de Liderança dá visibilidade a vivências diversas

Evento integrou programação do Julho das Pretas
Por Daniel Silveira 30-07-2025 | 13:19:31
Tags: Julho das Pretas, Igualdade Racial, Roda de Conversa

O auditório do Museu do Doce se transformou em um espaço de compartilhamento de experiências e acolhimento durante a Roda de Conversa Mulheres Negras e Posições de Liderança. O evento ocorreu na noite de terça-feira (29), promovido pela Secretaria Municipal de Igualdade Racial (SMIR) dentro da programação do Julho das Pretas.

Fotos: Jederson Borges

O encontro contou com a participação de cinco convidadas especiais que trouxeram vivências profissionais e pessoais para a discussão, com os desafios enfrentados ao longo da jornada pela condição de mulheres negras. A vice-prefeita Daniela Brizolara; a ex-rainha do Carnaval de Pelotas, trancista, empreendedora e educadora física Carla Costa; a publicitária, técnica em programação visual e empresária Maiara Lessa; a ex-secretária municipal, advogada e empreendedora Paula Cardoso; e a microempreendedora Priscila Tavares falaram de suas percepções de mundo e aprendizados, trocando impressões entre si e com outras mulheres presentes.

Após o momento inicial, em que cada participante da atividade se apresentou, Daniela Brizolara tomou a palavra. Reconhecida cantora, compositora e professora de Artes com habilitação em Música, ela destacou a importância de ter ouvido o conselho da mãe durante a juventude. “Ela só conseguiu se alfabetizar quando já era avó, mas entendia que a educação é importante. Como diarista, ela me recomendava estuda e dizia que, para nós, como pessoas negras, somente o estudo traria oportunidades”, recordou. 

Após descrever parte de sua jornada artística e profissional, Daniela comentou o seu ingresso na atividade política como uma ação para lutar pelos direitos das pessoas, outro conceito que aprendeu com a matriarca. “Ela sempre teve essa concepção de cuidar dos outros. As mulheres negras são colocadas em lugar de invisibilidade e sem oportunidades. Para fazer a diferença, era necessário mais”, comentou. Daniela enfatizou que as pessoas negras estão preparadas para assumir os desafios profissionais e de vida. “Nós somos pessoas qualificadas e não estamos pedindo favor”, concluiu.

Outra das convidadas, Carla Costa revelou que aprendeu a trançar cabelos aos 12 anos. A novidade se difundiu em sua vizinhança e ela se viu fazendo o penteado de várias pessoas. “Comecei a empreender nessa idade, sem saber o que era essa palavra”, recordou.

Carla comentou que seus filhos consideraram importante ela ter sido convidada para o evento. Ela destacou que o seu trabalho, além de possibilitar novas amizades e conexões, tem relevância por contribuir para a autoestima de outras mulheres e para a sua subsistência. “É assim que conquisto as minhas coisas e crio meus filhos”.

A microempreendedora Priscila Tavares trabalha há cerca de 10 anos com a produção de salgados e a preparação de refeições para festas e eventos, principalmente shows nacionais que vêm ao município, atendendo pessoalmente e cozinhando para os artistas.

Nascida em uma família empreendedora, neta da dona Chininha que, por muitos anos, serviu buffets em Pelotas, ela vê na avó um estímulo e exemplo para seu trabalho. Mãe solo, encontrou na atuação independente uma forma de trabalhar e organizar a vida familiar, cuidando dos filhos. Ela relata que teve apoio de muitas pessoas para seguir esse caminho e não desistir.

O titular da SMIR, secretário Júlio Domingues, destacou que a realização da atividade foi bastante satisfatória. Para ele, foi relevante a secretaria promover uma ação dentro do Julho das Pretas, iniciativa que marca a passagem do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado no último dia 25. “É uma ótima oportunidade de aprender nesta experiência inédita, onde o município conta com uma vice-prefeita negra e a criação das secretarias de Igualdade Racial e de Políticas para Mulheres”. 

A secretária de Política para Mulheres Marielda Medeiros também compareceu à atividade.

Notícias Relacionadas

Representantes de projeto de corrida visitam Secretaria de Igualdade Racial

Representantes de projeto de corrida visitam Secretaria de Igualdade Racial

Secretaria de Igualdade Racial promove roda de conversa

Secretaria de Igualdade Racial promove roda de conversa

Secretaria de Igualdade Racial divulga telefone

Secretaria de Igualdade Racial divulga telefone

Painel Mulheres Negras na História de Pelotas é publicado no site da Prefeitura

Painel Mulheres Negras na História de Pelotas é publicado no site da Prefeitura