ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Sanep

Sanep avança em projeto de proteção contra cheias no Laranjal

Reunião com técnicos da Secretaria da Reconstrução Gaúcha marcou a retomada das tratativas para concretizar a liberação dos recursos estaduais

Por Matheus Cabistany 24-02-2025 | 17:57:45

O Sanep deu passo importante na captação dos recursos necessários para execução dos projetos de macrodrenagem e contenção de cheias para o Laranjal. Técnicos da Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg) foram recebidos na sede da autarquia, nesta segunda-feira (24), com o objetivo de alinhar pontos importantes para a liberação do investimento de R$ 25 milhões sinalizado pelo governo estadual no último ano, após a enchente de maio.

De acordo com o diretor-presidente do Sanep, Ellemar Wojahn, o encontro foi produtivo e marcou a retomada das tratativas da autarquia com o Estado. 

“Ficou esclarecido que será dada prioridade para os projetos de proteção contra cheias em locais impactados pela enchente do ano passado, como Pelotas. Sabemos o quanto a população do Laranjal precisa de um sistema que atenda as necessidades em momentos de emergência. É prioridade do Sanep avançar ao máximo em estudos técnicos, com investimento próprio, para viabilizar o começo das obras o quanto antes, assim que os recursos do Plano Rio Grande forem liberados”, salientou.

Encontro na sede da autarquia marcou a retomada das tratativas com o Estado para liberação dos recursos. Foto: Matheus Cabistany

Entre as possibilidades para acelerar a disponibilização das verbas, a equipe técnica da Serg mencionou a realização da transferência de recursos de fundo a fundo. Caso opte por essa modalidade, a prefeitura, mediante aprovação do poder legislativo, fica encarregada de criar um fundo municipal para receber os recursos da esfera estadual.

Obras previstas

O projeto aprovado no Plano Rio Grande inclui a elevação da cota do dique de proteção do Laranjal para quatro metros, em toda a sua extensão. Além disso, a casa de bombas do bairro será redimensionada, com capacidade de vazão cinco vezes maior, de modo a suprir as exigências que a realidade climática atual impõe ao sistema. O canal da avenida Espírito Santo será aprofundado e reforçado para conduzir grandes volumes de chuva até a estrutura de bombeamento.

Canal da avenida Espírito Santo será aprofundado e reforçado. Foto: Rodrigo Soares

Estiveram presentes na reunião o diretor do Departamento de Projetos da Serg, Guilherme Bartels, e as assessoras Itzayana Ávila e Marília Bruxel, além dos superintendentes operacional e industrial do Sanep, Eugênio Magalhães e Tiago Lopes, respectivamente, o coordenador de Projetos Especiais, Raul Odone, e a assessora de Planejamento da autarquia, Larissa Blois.

Tags

sanep, laranjal, enchente, drenagem

Carregando 0%
Carregando 0%