Autarquia espera iniciar as obras ainda no primeiro semestre deste ano

Sanep finaliza projeto executivo da ETE Engenho

Autarquia espera iniciar as obras ainda no primeiro semestre deste ano
Por Matheus Cabistany 09-01-2026 | 14:39:27
Tags: ete engenho , tratamento de esgoto , saneamento básico

A equipe técnica do Sanep concluiu a elaboração do projeto executivo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Engenho, nesta sexta-feira (9). A unidade beneficiará aproximadamente 130 mil pessoas e terá vazão de 225 litros por segundo. Serão investidos R$ 79,7 milhões, sendo R$ 70 milhões em financiamento junto à Caixa Econômica Federal e o restante via contrapartida municipal. A expectativa da autarquia é começar as obras ainda no primeiro semestre deste ano.

Corpo técnico do Sanep apresenta projeto executivo da ETE Engenho. Fotos: Matheus Cabistany

O próximo passo é desenvolver e aprovar o edital de abertura para contratação de empresa responsável pela construção da ETE Engenho, etapa que deverá ser concluída em 45 dias, a partir desta segunda-feira (12), segundo o diretor-presidente do Sanep, Ellemar Wojahn.

“Vencemos hoje uma etapa muito importante para o futuro do saneamento na cidade, com a finalização do projeto executivo que irá nortear o andamento da construção do começo ao fim. Em uma obra de grande porte e impacto significativo na vida das pessoas, o planejamento é fundamental para minimizar a possibilidade de atrasos e garantir a eficiência na condução dos trabalhos”, destacou o gestor. 

A área de atendimento da ETE Engenho abrange a Balsa, Centro, Cruzeiro, Dunas, Fátima, Jardim Europa, Loteamento Bela Vista, Navegantes, Porto, São Gonçalo e Vasco Pires. O projeto contempla as estações elevatórias e redes necessárias para viabilizar o tratamento na unidade. Estão previstos dois anos de obras para a entrada em operação da estação. 

ETE Simões Lopes

O Sanep espera terminar nas próximas semanas o projeto executivo da ETE Simões Lopes, outra obra esperada para elevar a cobertura de coleta e tratamento de esgoto em Pelotas. A unidade também foi aprovada para financiamento nas condições do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e contemplará 30 mil habitantes das regiões do Fragata-Sul, Padre Reus e Simões Lopes. 

As etapas até o começo da construção são as mesmas para ambas as estações: elaboração do edital, aprovação junto à Caixa Econômica Federal e ao Conselho Deliberativo do Sanep e abertura do processo licitatório. Após a entrada em operação das duas ETEs, o município chegará a cerca de 80% do efluente tratado e se aproximará de cumprir a meta de 90%, estabelecida pelo marco regulatório do saneamento aos municípios brasileiros até 31 de dezembro de 2033.

Notícias Relacionadas

Loteamento Renascer recebe 150 termos de posse

Loteamento Renascer recebe 150 termos de posse

Sanep substitui e reforma contêineres de resíduos orgânicos

Sanep substitui e reforma contêineres de resíduos orgânicos

Prefeitura recupera canal no Sítio Floresta

Prefeitura recupera canal no Sítio Floresta

Funcionários da coleta de resíduos terão folga no dia 1º

Funcionários da coleta de resíduos terão folga no dia 1º