ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Sanep

Sanep integra servidores em atividade alusiva ao Novembro Azul

Autarquia promoveu torneio de futebol para estimular o autocuidado masculino na prevenção ao câncer de próstata

Por Sanep 28-11-2022 | 10:49:58

O Sanep reuniu os servidores para estimular a importância do autocuidado masculino na prevenção ao câncer de próstata. O encontro desse sábado (26) reuniu aproximadamente cem funcionários na sede da Associação dos Servidores do Sanep (Asersan), onde também ocorreu a Copa da Prevenção, um torneio interno de futebol de integração entre as equipes de diferentes departamentos da autarquia.

Torneio de futebol reuniu servidores na sede da Asersan. Fotos: Luíza Meirelles
“O Novembro Azul é uma excelente oportunidade para reforçar esta pauta, que é tão importante durante todo o ano. Precisamos quebrar paradigmas e promover a conscientização sobre o câncer de próstata, com os homens cada vez mais buscando por informações e mantendo seus exames de rotina em dia”, frisou Michele.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo com maior incidência entre pessoas do sexo masculino no Brasil, o primeiro é o de pele. A possibilidade de contrair a doença aumenta com o avançar da idade, e em cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata no país, nove têm mais de 55 anos. No Sanep, mais de 300 servidores possuem essa faixa etária. O excesso de peso e o sedentarismo são outros fatores que aumentam o risco.

A enfermeira do Sesi Pelotas, Fernanda Cáceres, foi convidada para intensificar a mensagem de que os cuidados de rotina com a saúde não devem ser exclusivos às mulheres. “O autocuidado, a realização dos exames periódicos a partir dos 30 anos é fundamental, também, para os homens. É necessário desmistificar a teoria de que o homem não adoece. As consultas preventivas são fundamentais para detectar possíveis alterações no metabolismo e, portanto, podem salvar vidas”, explicou.

Sábado foi de conscientização sobre autocuidado masculino. Fotos: Matheus Cabistany

Os servidores aproveitaram o momento para tirar dúvidas sobre os exames necessários e a adoção de hábitos que favorecem o aumento da imunidade.

Carregando 0%
Carregando 0%