Sanep participa da 51ª Feira do Livro de Pelotas
Quem passa pela praça Coronel Pedro Osório, no centro histórico da cidade, para apreciar a 51ª Feira do Livro de Pelotas, nas últimas semanas, tem a chance de aproveitar as atividades promovidas pelo Sanep no evento. Coordenada pelo Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas) da autarquia, nas terças e quintas-feiras, é realizada a oficina Era uma Vez um Lixo.
Oficina Era uma Vez um Lixo objetiva estimular à educação ambiental por meio de atividades lúdicas. Fotos: Matheus Cabistany,
Tendo como público-alvo as escolas que visitam a Feira, a ação visa despertar nas crianças a conscientização ambiental de forma lúdica e criativa. A oficina conta a história do Lixildo, uma garrafa plástica que é reciclada e transformada em um carro de corrida por um grupo de alunos.
Segundo a coordenadora do Neas, Daiane Dias, as crianças aprendem, por meio da atividade, sobre a importância da reciclagem e da sustentabilidade. “A ideia é transformar a percepção do “lixo” em oportunidade de aprendizado, incentivando atitudes sustentáveis e a valorização do reaproveitamento de materiais por meio da criação de brinquedos, histórias e atividades artísticas com materiais recicláveis”, explica Daiane.
A oficina Era um Vez um Lixo também acontece na última semana da Feira do Livro, que termina no dia 16. A ação é realizada na Alameda das Crianças da Bibliotheca Pública Pelotense, nesta terça (11) e quinta-feira (13), das 14 às 15h.