ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Sanep

Sanep põe em prática plano de ações na ETA Santa Bárbara

Autarquia coloca em funcionamento bombas de emergência para manter o pleno abastecimento pela barragem, que atingiu a marca de dois metros negativos nessa sexta (27)

Por Matheus Cabistany 28-01-2023 | 10:34:58

O cenário de estiagem vivenciado no Rio Grande do Sul, ainda sob influência do fenômeno climático La Niña, já impõe situação de emergência a mais de 200 municípios gaúchos, de acordo com a Defesa Civil. Diante deste panorama, com impactos significativos nas reservas hídricas do estado, o Sanep atua com plano de ações desenvolvido na barragem Santa Bárbara. Duas bombas emergenciais foram postas em funcionamento para manter a qualidade da água bruta no ponto de captação. O principal manancial de Pelotas e responsável pelo abastecimento de 60% da cidade registrou a marca de dois metros negativos nessa sexta-feira (27). 

Sanep aciona duas bombas de emergência para manter o pleno abastecimento pela ETA Santa Bárbara. Fotos: Matheus Cabistany

De acordo com a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, a situação atual exige a adoção de medidas pontuais para manter a Estação de Tratamento de Água (ETA) Santa Bárbara, encarregada de tratar a água captada na barragem, operando a pleno. 

“Chegar ao nível de dois metros negativos ainda no mês de janeiro é extremamente preocupante. Estamos em sinal de alerta desde o final de 2022, atuando com intervenções fundamentais, como a transposição das águas do arroio Pelotas para a barragem Santa Bárbara e a instalação das bombas de emergência, além de intensificarmos as manutenções de rotina no sistema. São ações que nos possibilitam manter o abastecimento de toda a cidade mesmo neste momento adverso”, explica.

O Sanep ligou a primeira bomba de emergência ainda na primeira quinzena de dezembro, quando a represa marcava 90 centímetros abaixo do vertedouro — ponto de referência que assegura a margem de segurança para o abastecimento. Na última segunda-feira (23), foi colocada em funcionamento a segunda estrutura emergencial. Segundo o chefe do Departamento de Tratamento do Sanep, Vinícius Gonçalves, o mecanismo serve para garantir a captação no ponto ideal para tratamento, sem necessitar aprofundá-lo e, consequentemente, perder qualidade da água bruta.

Estrutura mais preparada para enfrentar a estiagem

Além das duas bombas de emergência instaladas, o Sanep conta com os resultados de obras permanentes realizadas na barragem em períodos anteriores de estiagem. Foram quatro obras de aprofundamento em 2020, por exemplo, além da intensificação da lavagem dos seis tanques de decantação – importante para o processo de transformação da água bruta em potável para a população. A limpeza dos decantadores é feita periodicamente, sempre à noite, em horários de menor consumo, para evitar desabastecimento. 

Índices negativos estão mais precoces

A barragem experimentou o pior cenário ao longo dos seus 52 anos de história em 2020, quando, em junho, computou 4,40 metros negativos. Naquele ano, em 27 de janeiro, o manancial marcava 1,37 metro abaixo — 63 centímetros superior ao índice atual. Os dois metros do vertedouro só foram registrados no dia 23 de fevereiro à época. A comparação ajuda a compreender a gravidade do momento, embora a projeção seja mais otimista neste ano em relação ao começo do período chuvoso.

Índice de dois metros abaixo do nível do vertedouro foi atingido mais cedo neste verão. Fotos: Matheus Cabistany

O pluviômetro localizado na ETA Santa Bárbara aponta apenas 36 milímetros de precipitação no acumulado de dezembro e janeiro. No ano passado, choveu 74 milímetros considerando apenas o primeiro mês do ano. Para a diretora-presidente, a diferença é notável e explica o porquê de estar vigente em Pelotas o decreto de restrição do uso de água, medida não adotada em 2022. 

“Sabemos que é uma providência antipática para a população, mas destacamos principalmente o caráter educativo dela. O primeiro contato do Sanep com o morador, inclusive, após comprovada a denúncia de desperdício, busca adverti-lo e sensibilizá-lo quanto ao período severo que estamos passando”, pontua Michele. 

Atualmente, está proibido o uso de água potável para lavagem de veículos, calçadas e prédios; troca ou reposição da água de piscinas; irrigação de gramados e jardins; e para atividades consideradas não essenciais.

Conjunto de medidas

O Sanep fez investimentos importantes para evitar a necessidade de racionamento de água em Pelotas, como ocorre em outras cidades gaúchas. Foram aplicados R$ 500 mil em sistema de transposição de água do arroio Pelotas para a barragem Santa Bárbara. A intervenção fornece uma contribuição relevante de água tratável para o manancial. Além disso, a frota de caminhões-pipa foi aumentada de quatro para 11. Os veículos levam água diariamente para 3,2 mil famílias da zona rural, balneário dos Prazeres e Colônia de Pescadores Z-3. 

Tags

sanep, barragem santa bárbara, nível da barragem

Carregando 0%
Carregando 0%