
Saúde Bucal zera fila de espera para PcDs
Neste ano, a Saúde Bucal do Município qualifica-se e expande-se para garantir acesso mais rápido e integral à reabilitação bucal. Entre outros avanços, as medidas de expansão permitiram zerar a fila de espera para Pessoas com Deficiência (PcDs), dando primazia ao atendimento prioritário e digno a esse público. A área de cirurgias também foi contemplada. A rede municipal passou a oferecer todos os tipos de cirurgia oral pelo SUS.
Atendimentos expandem-se neste ano - Fotos: Divulgação/SMS
A coordenadora da Saúde Bucal da Secretaria de Saúde da Prefeitura, Christine Costa Acosta, informa que, para cirurgia, o paciente deve passar por consulta de avaliação e encaminhamento pelos dentistas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os procedimentos são realizados em parceria com a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A cooperação fortalece a qualidade dos serviços, une a prática acadêmica à realidade do SUS e agiliza o acesso da população a procedimentos de maior complexidade. Também houve aumento expressivo no número de cirurgias de sisos, ampliando a capacidade resolutiva da rede pública, enquanto a fila de espera para tratamento de canal em dentes anteriores e para prótese unitária está praticamente inexistente.
Urgência, emergência e educação
Os serviços de urgência e emergência receberam reforço. As Unidades Básicas de Atendimento Imediato (Ubais) oferecem atendimento odontológico de segunda a sexta-feira, das 18 às 24h, e aos finais de semana, na Ubai Navegantes, das 12 às 22h, garantindo assistência aos pacientes, em horário estendido, que mais precisam.
A Saúde Bucal faz parte das atividades de educação, com escovações supervisionadas em alunos de escolas municipais e estaduais, além de serviços nas UBSs, no projeto UBS na Rua e na presença em eventos especiais. A programação é acompanhada da entrega de kits de higiene bucal, incentivando, em relação às crianças, a prevenção e o cuidado com os dentes desde cedo, além de reforçar hábitos saudáveis para todas as idades.
Consultórios portáteis
Há previsão para aquisição de consultórios portáteis, destinados ao atendimento do Programa 60+, a pacientes acamados e pessoas com dificuldades de locomoção, assim como para comunidades mais afastadas e de difícil acesso. Essa iniciativa reforçará o compromisso da gestão em garantir equidade no acesso à saúde bucal.
O aumento do número de cirurgiões-dentistas, atuando nas equipes de Saúde Bucal na Atenção Primária e Secundária, viabilizou a ampliação da cobertura e o acolhimento à comunidade. Para qualificar o serviço, a Secretaria Municipal de Saúde promove capacitações mensais para todos os dentistas da rede, assegurando atualização contínua dos profissionais e a padronização dos protocolos de atendimento.