Segurança alimentar e natureza encerram programação da Copsul
Sob o tema Natureza, alimento e comunidades se encerra nesta sexta-feira (28) às 19h, na sala Frederico Trebbi, hall da Prefeitura, o ciclo de palestras e mesas redondas da Conferência Sul sobre Mudanças Climáticas (Copsul). O evento, o primeiro do programa Pelotas Global, que reúne Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), IFSul e UFPel, teve início dia 10 deste mês, com transmissões ao vivo das sessões da COP 30, em Belém (PA), e seguiu com rodas de conversa nos territórios do município com objetivo de democratizar o acesso às discussões climáticas. A segunda etapa da programação começou nesta semana, quando, na segunda-feira (24), a Prefeitura lançou no auditório do IFSul o Plano de Resiliência Climática de Pelotas.
O secretário de Qualidade Ambiental, Márcio Souza, durante o lançamento do projeto de Resiliência Climática de Pelotas, durante programação da Copsul. Ciclo de palestras e mesas redondas se encerra nesta sexta-feira no hall da Prefeitura (Fotos: Volmer Perez/Secom)
Na agenda desta sexta estão confirmadas as presenças de Tiago Nunes, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), e de Daniela Nogueira, consultora da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), agência da ONU que teve como primeiro presidente o médico pernambucano Josué de Castro (1908-1973), falecido em Paris, no exílio, durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). Ambos vão compor a mesa para discorrer sobre o tema proposto. Após, o secretário municipal de Defesa Civil, Milton Martins, faz o encerramento da atividade com uma fala sobre a agenda climática no território do município e às ações em andamento de preparação e resiliência. No sábado (29), a programação do Copsul prevê travessia entre Pelotas e Rio Grande pela Lagoa dos Patos, com saída do terminal portuário de Pelotas.
Para esta quinta, a programação da Copsul aborda o tema Energia e transição justa, com mesa redonda no auditório do IFSul. Os palestrantes serão Maurício Oliveira, do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, e Antônio César Baptista, diretor do Laboratório de Inspeção de Eficiência Energética em Edificações.