
Seleção de futsal de Pelotas está focada em avançar na CCDF
A Copa Costa Doce de Futsal - Seleções (CCDF), trata-se de uma competição realizada entre seleções municipais da região sul do Estado, reunindo dez municípios nesta edição de 2025, incluindo a seleção de Pelotas. O campeonato, que segue os moldes da antiga Taça Zona Sul, já promoveu dois jogos, contando com as primeiras rodadas para a classificação das equipes que irão avançar para as quartas de final.
A participação de Pelotas é de suma importância diante da tradição do município no futsal, com diversos atletas revelados na cidade e com atuação destacada no cenário nacional e internacional. “Tem sido um desafio devido ao pouco tempo disponível para treinamentos, mas um ponto facilitador é que devido à longa trajetória como treinador, acaba que já havia comandado 90% do grupo em algum momento, de forma a já conhecer as características de cada um”, afirma o técnico da seleção, Paulo Lobo. A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) é responsável pela organização e presença do time pelotense na competição. Para o secretário Fabiano Ornel, é sempre muito importante a promoção de esportes e essa atuação se torna ainda mais valiosa por se tratar de evento que engloba a região sul. “Para nós, a participação da seleção na CCDF é algo fundamental devido a tradição que se tem e ao gerar a oportunidade de práticas esportivas, integrando atletas de diferentes cidades”, comentou.
Para o atleta Vinicius de Andrade, o Vini, a maior motivação para compor o time é a oportunidade de representar a cidade. “Pelotas já revelou tantos craques ao longo do tempo. Estar vestindo essa camisa e levando o nome da minha cidade com orgulho é algo muito especial pra mim”, ele ainda completou dizendo que os jogos tem sido desafiadores, que os oponentes vem de seleções muito qualificadas, “mas acredito muito no nosso grupo, temos um time comprometido, talentoso e com totais condições de fazer um grande campeonato. Nosso objetivo, embora com todas as dificuldades, é sair campeões”, afirmou Vini.
João Schuch atua como pivô da equipe pelotense e compartilhou suas razões para participar da seleção. “Minha maior motivação foi representar a cidade onde nasci nessa grande competição da nossa região. Nossa participação tem sido boa, esperamos ao longo da competição evoluir para conquistar o título para Pelotas”, disse.
Saiba quem participa da Seleção de Pelotas:
Goleiros: Carlos Renato Bento Oliveira Junior; Fernando Moro; Jonathan Bilhalva e Lucas Veleda.
Fixos: Felipe Leitzke, Otávio Centeno, Victor da Cunha e Vinicius Andrades.
Alas: Guilherme Bauer, Leandro Ferreira, João Fagundes, Lucas Mirapalhete, Otávio Lapoente, Roberto Adam Junior, William Dilli e William Nolasco.
Pivôs: Gabriel Garcia, João Schuch, Matheus Melo, Raphael Matias e Sérgio Nunes.
Comissão Técnica: Paulo Lobo (técnico), Augusto Bittencourt (preparador físico), Erick Borba (preparador físico), Thiago Moro (preparador de goleiros), João Pedro Zafalon (supervisor de logística), Jean Pierre Gonçalves (diretor de esportes), Nei Domingues (diretor de esportes) e Fabiano Ornel (secretário).