
SELJ dá os primeiros passos para a criação de um Conselho da Juventude
A Prefeitura vem trabalhando no projeto de instituição de um Conselho Municipal da Juventude (CMJ), com execução da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ). A ação faz parte de um alinhamento com as políticas públicas à nível estadual e federal, buscando ferramentas para a participação social dos jovens em programas municipais, garantindo um espaço legítimo de diálogo entre o poder público e a comunidade.
O CMJ trata-se de um órgão formado por um grupo de pessoas composto por diversas participações, aberto a discussões, análises, opiniões e sendo de caráter deliberativo, tendo como função formular, propor, acompanhar, fiscalizar e avaliar as políticas públicas de juventude no município, com participação direta de representantes das juventudes organizadas e do poder público, seguindo as diretrizes da Lei nº 12.852/2013, do Estatuto da Juventude.
Além disso, a SELJ está em processo de adesão ao Programa Estação Juventude, do Governo Federal, que visa ampliar o acesso de jovens a políticas públicas e a oportunidades de inclusão, por meio de ações integradas em um espaço de referência, através da reativação do Espaço da Juventude, localizado no Bairro São Gonçalo. Para isso, é necessária a presença de um CMJ.
Sob coordenação do gerente Ian Mattos, foram elaboradas atividades com foco na promoção de direitos, fortalecimento de vínculos e estímulo à participação social, como oficinas de formação e qualificação profissional, um laboratório de economia criativa, acolhimento psicossocial, reforço escolar, clube de leituras, atividades físicas e esportivas, atividades culturais e artísticas, encontros temáticos com coletivos juvenis, rodas de conversa e escuta ativa nos territórios. Além de projetos voltados para juventudes em situação de vulnerabilidade e encaminhamentos para demais serviços das redes. “Estamos comprometidos em construir um espaço de escuta, acolhimento e diálogo democrático, onde a juventude seja não apenas ouvida, mas que faça parte dos processo construtivos e decisórios. A Estação Juventude será um espaço acolhedor, oferecendo oportunidades reais de desenvolvimento educacional, pessoal, profissional e social, especialmente para aqueles que mais precisam”, declara Mattos.
A Estação tem como papel agir na definição de prioridades, no monitoramento de políticas e na defesa de seus direitos, e para o Secretário da SELJ, Fabiano Ornel, a implementação desse serviço assegura o compromisso da secretaria com a comunidade. “Nosso compromisso é garantir que as juventudes tenham acesso permanente a políticas públicas efetivas, construídas com elas e para elas. A implementação da Estação Juventude e a retomada da construção do Conselho Municipal reafirma nosso empenho em criar espaços de participação, inclusão e cidadania, fortalecendo esse diálogo”, afirma.