A constituição do conselho é uma das etapas para a implementação de uma Estação da Juventude

SELJ dá os primeiros passos para a criação de um Conselho da Juventude

A constituição do conselho é uma das etapas para a implementação de uma Estação da Juventude
Por Andrine Teixeira Garcia 30-07-2025 | 13:21:16
Tags: Conselho da Juventude, Estação da Juventude, Políticas públicas

A Prefeitura vem trabalhando no projeto de instituição de um Conselho Municipal da Juventude (CMJ), com execução da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ). A ação faz parte de um alinhamento com as políticas públicas à nível estadual e federal, buscando ferramentas para a participação social dos jovens em programas municipais, garantindo um espaço legítimo de diálogo entre o poder público e a comunidade.

O CMJ trata-se de um órgão formado por um grupo de pessoas composto por diversas participações, aberto a discussões, análises, opiniões e sendo de caráter deliberativo, tendo como função formular, propor, acompanhar, fiscalizar e avaliar as políticas públicas de juventude no município, com participação direta de representantes das juventudes organizadas e do poder público, seguindo as diretrizes da Lei nº 12.852/2013, do Estatuto da Juventude. 

Além disso, a SELJ está em processo de adesão ao Programa Estação Juventude, do Governo Federal, que visa ampliar o acesso de jovens a políticas públicas e a oportunidades de inclusão, por meio de ações integradas em um espaço de referência, através da reativação do Espaço da Juventude, localizado no Bairro São Gonçalo. Para isso, é necessária a presença de um CMJ.

Sob coordenação do gerente Ian Mattos, foram elaboradas atividades com foco na promoção de direitos, fortalecimento de vínculos e estímulo à participação social, como oficinas de formação e qualificação profissional, um laboratório de economia criativa, acolhimento psicossocial, reforço escolar, clube de leituras, atividades físicas e esportivas, atividades culturais e artísticas, encontros temáticos com coletivos juvenis, rodas de conversa e escuta ativa nos territórios. Além de projetos voltados para juventudes em situação de vulnerabilidade e encaminhamentos para demais serviços das redes. “Estamos comprometidos em construir um espaço de escuta, acolhimento e diálogo democrático, onde a juventude seja não apenas ouvida, mas que faça parte dos processo construtivos e decisórios. A Estação Juventude será um espaço acolhedor, oferecendo oportunidades reais de desenvolvimento educacional, pessoal, profissional e social, especialmente para aqueles que mais precisam”, declara Mattos. 

A Estação tem como papel agir na definição de prioridades, no monitoramento de políticas e na defesa de seus direitos, e para o Secretário da SELJ, Fabiano Ornel, a implementação desse serviço assegura o compromisso da secretaria com a comunidade. “Nosso compromisso é garantir que as juventudes tenham acesso permanente a políticas públicas efetivas, construídas com elas e para elas. A implementação da Estação Juventude e a retomada da construção do Conselho Municipal reafirma nosso empenho em criar espaços de participação, inclusão e cidadania, fortalecendo esse diálogo”, afirma.

Notícias Relacionadas

Prefeitura manifesta interesse em aderir ao programa Partiu Futuro

Prefeitura manifesta interesse em aderir ao programa Partiu Futuro

Projeto Quem Luta Não Briga realiza grande apresentação na Fenadoce

Projeto Quem Luta Não Briga realiza grande apresentação na Fenadoce

Projeto de Taekwondo da Prefeitura realiza exames de faixa

Projeto de Taekwondo da Prefeitura realiza exames de faixa

Prefeito participa da 18° edição do Ruas de Lazer

Prefeito participa da 18° edição do Ruas de Lazer