
Semana de Pelotas começa com sete eventos neste sábado
Para comemorar o aniversário de 213 de Pelotas, a Prefeitura organizou uma programação com 40 eventos que ocorrem de 5 a 13 de julho. Já neste sábado (5), serão oferecidas sete atividades culturais, entre teatro, música, dança, cortejo, painel e exposição de artes visuais. Confira!
Programação do dia 5 de julho - sábado
10h - Painel Princesa Preta do Sul - Mulheres Negras de Pelotas
Local: Largo Edmar Fetter (Mercado Central) - Aberto ao público
O painel vai homenagear 12 mulheres negras que tiveram importantes contribuições para a cidade de Pelotas: Josiane Maciel Carvalho Silva (produtora cultural e ativista); Hildete Bahia da Luz (enfermeira e professora da UFPel); Santa Cristina Pinheiro (doceira e fundadora da Cooperativa das Doceiras); Eva Eliana Medeiros Gomes (professora e espírita); Caroline Medeiros – Preta G (trancista e militante do Hip Hop); Luciana Lealdina de Araújo (fundadora do Asilo de Órfãs São Benedito); Ligiamar Brochado – Giamaré (cantora e compositora); Maria Helena Vargas da Silveira (educadora e escritora); Mestra Griô Sirlei Amaro (carnavalesca e Doutora Honoris Causa pela UFPel); e Judith da Silva Bacci (escultora e autora da estátua de Iemanjá).
11h - Cortejo Pelotas em Movimento
A ação comemorativa aos 213 anos Pelotas será conduzida pela Banda do Colégio Gonzaga e contará com artistas locais. Todos são convidados a participar. Concentração no Calçadão da Andrade Neves esquina com Lobo da Costa.
Trajeto: Calçadão da Andrade Neves até o chafariz As Três Meninas, segue pela Sete de Setembro até a XV de Novembro, depois pelo Calçadão da XV até a Prefeitura (Praça Coronel Pedro Osório, esquina Mercado Central).
14h - Festival Pelotas em Dança
Local: Auditório do Colégio Gonzaga (entrada pela rua General Argolo)
Mostra competitiva que contará com a participação de 27 escolas de dança, academias e grupos escolares de Pelotas e outros municípios da região (Bagé, Gravataí, Rio Grande, Sapucaia do Sul, São José do Norte, outros.)
*Evento da iniciativa privada (Maximize Produções), com venda de ingressos pelo site www.blueticket.com.br, pelo Instagram da empresa ou na bilheteria do local (depende da disponibilidade de lugares)
14h - Exposição Mulheres: Memória, Corpo e Voz
Local: Centro Cultural Recreativo Bloco do Mapa (Rua Andrade Neves, 1.137, entre Dom Pedro II e Três de Maio - Centro). Entrada franca.
15h - Espetáculo "Bandele", com a Trupi di Trapu
Local: Praça CEU das Artes (av. Ulysses Silveira Guimarães, bairro Dunas)
Ao som do tambor e com a força dos espíritos do grande Baobá, “Bandele” narra a história de sua aldeia em um espetáculo que mistura contação de histórias, teatro de animação e teatro visual. Inspirado na obra de Eleonora Medeiros, com ilustrações de Camilo Martins.
Classificação livre. 45 minutos de duração.
17h - "O Grande Encontro - Reconstruindo o Rio Grande "
Local: Largo Edmar Fetter (MercadoCentral) - Aberto ao público
Quinze atrações do cancioneiro gaúcho estão confirmadas para o show: Charlise Bandeira, Ernesto Fagundes, Juliana Spanevello, Neto Fagundes, Lara Rossato, Mauro Moraes, Shana Müller, Daniel Torres, Luiz Marenco, Gaúcho da Fronteira, Joca Martins, Érlon Péricles, João de Almeida Neto, Ricardo Bergha e Marcelo Oliveira. Serão colocadas mil cadeiras à disposição do público, porém, como são esperadas milhares de pessoas, a organização orienta a população a trazer cadeiras de casa para garantir o seu conforto. Previsão de duração de duas horas. A Prefeitura de Pelotas é apoiadora institucional do evento, realizado pela Angel Produções e Los Anjos Produções.
20h - Espetáculo "Carolina", com a Trupi di Trapu
Local: Praça CEU das Artes (av. Ulysses Silveira Guimarães, bairro Dunas)
Carolina Maria de Jesus catava papéis para sobreviver, com seus três filhos, na favela – e aproveitava os cadernos que encontrava para escrever. Em seus diários, contava sobre o seu dia a dia, sobre a luta para se manter viva, as mazelas da sociedade, a crueldade do racismo e da fome. A obra literária "Quarto de despejo - diário de uma favelada", de sua autoria, é que inspira este espetáculo. A montagem mescla atuação, formas animadas, projeções e musicalidade para contar um dia na vida de Carolina Maria de Jesus.