Também haverá feiras, Ruas de Lazer e Música pela Música leva o Coro à Comunidade Jesus Operário, no Monte Bonito

Semana de Pelotas termina com Arraiá da Batu e samba na Baronesa

Também haverá feiras, Ruas de Lazer e Música pela Música leva o Coro à Comunidade Jesus Operário, no Monte Bonito
Por Joice Lima 11-07-2025 | 17:19:18
Tags: semana, pelotas, samba, cultura, feiras, spmm, sesc, ufpel

A Semana de Pelotas, que comemora o aniversário de 213 anos do município, termina neste domingo (13), com mais seis eventos que se estendem desde as 10h até as 18h: dois eventos são de iniciativa da Prefeitura de Pelotas; o Ruas de Lazer, realizado em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), acontece das 10h às 16h, da avenida Domingos de Almeida, com diversas atrações e serviços; e o Arte Por Toda Parte, com o apoio do Sistema Fecomércio/Serviço Social do Comércio (Sesc) Pelotas, leva três grupos de samba, das 15h às 18h, para finalizar o aniversário com muita alegria e boas vibrações. Pelotenses, pessoas que escolheram Pelotas para viver e visitantes estão convidados a participar desta festa.

Haverá ainda, ao longo do dia, Arraiá da Batu, no Porto, feiras no Fragata e na Baronesa, e apresentação do Coro da Sociedade Pelotense Música Pela Música (SPMM) no Monte Bonito. Toda a programação deste domingo é gratuita e aberta ao público. 

Programação do dia 13 de julho – domingo

ENCERRAMENTO DA SEMANA DE PELOTAS

10h – Ruas de Lazer

Local: Avenida Domingos de Almeida, em frente à Baronesa (próximo da avenida São Francisco de Paula

Diversas atrações e serviços, até as 16h. Saiba tudo na matéria que pode ser acessada pelo link XXXX

10h – Feira do Grupo Mães do Fragata – 48ª edição

Local: avenida Duque de Caxias, quase em frente ao antigo estádio do Farroupilha (Fragata)

A feira terá artesanatos, tricô/crochê, brechós, produtos esotéricos, costura criativa, suculentas, produtos coloniais, espaço kids, praça de alimentação, música ao vivo, doces/salgados, fio de malha e mateada. Até as 18h.

10h – Florescer – Psicoterapia e Desenvolvimento Integral

Local: Parque Museu da Baronesa

Até as 12h.

13h30 – Arraiá da Batu

Local: Sede do Instituto Hélio D’Angola – rua Alberto Rosa, 1 (Quadrado), bairro Porto

O evento terá feiras de arte, brechós, produtos naturais; comidas e brincadeiras típicas julinas; show coletivo de percussão da Batucantada, com repertório de arraial (baião, xote, maracatu), e apresentações das turmas de canto e pandeiro da Batu; quadrilhas; apresentação de performance musical com a multiartista senegalesa, radicada em Pelotas, Biba Manicongo. Entrada franca.

14h – Coro da Música pela Música se apresenta no Monte Bonito

Local: Comunidade Jesus Operário (Monte Bonito) 

Com 35 anos de trajetória, o Coro da Sociedade Pelotense Música Pela Música (SPMM), sob regência do maestro Sérgio Sisto, se apresenta no salão paroquial da comunidade religiosa, com repertório composto de: Hino de Pelotas; Va pensiero; Toreador; Granada; Libiamo; Funiculi Funiculá; Vira Virou; Coro dos Ferreiros. Aberto ao público.

15h – Arte Por Toda Parte

Local: Parque Museu da Baronesa (perto do Museu)

Para o encerramento da Semana de Pelotas, a Prefeitura, com apoio do SESC, preparou uma tarde de rodas de samba com três grupos da cidade. Veja a programação: 

15h – Samba de Raiz – cinco sambistas formam o grupo, que tem mais de 15 anos de história na área cultural de Pelotas. Cavaquinho, violão, rebolo, pandeiro e surdo compõem o grupo original, mas neste domingo terão um convidado na percussão (cuíca, tumbadoras e sopro). No repertório, grandes nomes do samba, como Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira, Luiz Ayrão, Jorge Aragão, etc.

16h – Grupo Renascença – fundado em fevereiro de 2014, o grupo conta com cerca de 13 integrantes tocam sambas de raiz que são referência no Brasil, como Cartola, Luiz Carlos da Vila, Moacyr Luz, candeia, Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara, Clara Nunes, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Jorge Aragão, Jovelina Pérola Negra e músicas autorais de componentes do grupo. 

17h – Samba D’ Terreiro – criado em setembro de 2023, o grupo formado por sambistas e umbandistas traz no repertório de músicas de matriz africana, pontos, cantigas e rezas de umbanda. Apresentação de bailarinos e uma “surpresa”, no final.

Notícias Relacionadas

Prefeitura e Cineplast firmam ordem de serviço da Caixa Cênica do Sete

Prefeitura e Cineplast firmam ordem de serviço da Caixa Cênica do Sete

Futuro Criativo promove formação em produção cultural para jovens

Futuro Criativo promove formação em produção cultural para jovens

Semana de Pelotas traz música, feiras, festa julina e carnaval

Semana de Pelotas traz música, feiras, festa julina e carnaval

Semana de Pelotas leva cinema à Colônia Z3

Semana de Pelotas leva cinema à Colônia Z3