ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Qualidade Ambiental

Serviço de castração da Prefeitura já atendeu 1,7 mil animais

Convênio da Prefeitura com a ONG SOS Animais oferece castração gratuita para gatos e cachorros

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 08-02-2023 | 14:40:00

O programa de castração gratuita para gatos e cachorros da Prefeitura de Pelotas já esterilizou 1,7 mil animais desde agosto de 2022, quando foi firmado o convênio com a ONG SOS Animais

Os procedimentos têm custo individual de R$ 130,00, com investimento do Município de R$ 526,5 mil em 12 meses. Podem utilizar o serviço pessoas em situação de vulnerabilidade social e protetores de animais. Desde o cadastro até a cirurgia, o tempo médio de espera é de até 30 dias.

Todos os cães e gatos que passam pela operação recebem um microchip e são registrados em um banco de dados do Município para que possam ser mapeados e os tutores localizados em caso de animais perdidos, além de promover a responsabilidades dos tutores nas situações de abandono ou maus-tratos.

Como posso solicitar a castração gratuita de meu pet

Podem utilizar do serviço os tutores integrantes de famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa e inscritos no CadÚnico. No momento do cadastro, é necessário apresentar um documento de identidade com foto e cópia da folha resumo, que poderá ser emitida em um serviço da Secretaria de Assistência Social (SAS) – no Cadastro Único ou nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), pelo site (https://cadunico.dataprev.gov.br/#/home) ou, em último caso, diretamente na Ouvidoria. Esse documento apresenta o detalhamento da renda do usuário, obrigatório para confirmar as informações prestadas.

No caso dos protetores, é necessário preencher uma autodeclaração como protetor e um formulário de inscrição, além de apresentar cópia do RG ou CPF e comprovante de residência, que serão avaliados pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA).

O cadastro dos tutores e dos protetores é feito diretamente na Ouvidoria, no Paço Municipal, à Praça Coronel Pedro Osório, 101, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h30min, e demora cerca de dez minutos, se toda a documentação estiver correta.

Castrações, Sos Animais, Tutores, Protetores