Situação dos hospitais é discutida em reunião com a prefeita
Fotos: Michel Corvello
A prefeita Paula Mascarenhas participou, na tarde desta sexta-feira (25), de reunião com representantes dos hospitais Santa Casa, Beneficência, Espírita e São Francisco de Paula para discutir a dificuldade das instituições para manterem os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), analisar os dados do setor e planejar alternativas de auxílio aos estabelecimentos.
“Estamos enfrentando uma situação que está cada vez mais grave e, talvez, seja a pior crise dos últimos tempos, mas o governo municipal e os hospitais filantrópicos estão unidos para buscar soluções. Vamos finalizar os cálculos dos déficits de cada hospital e, a partir daí, agendar reuniões com os governos estadual e federal”, disse a prefeita.
Paula frisou, ainda, que a Zona Sul é extremamente dependente do SUS, que atende aproximadamente 800 mil pessoas na região. Por isso, é necessário um forte e amplo engajamento para negociar as soluções. “Pelotas já vem fazendo aportes, mas não têm sido suficientes para amenizar os efeitos da crise. Apesar disso, os hospitais vêm mantendo a qualidade do serviço frente à dificuldade financeira. Precisamos, agora, de um movimento regional articulado para conseguir modificar esse quadro”, afirmou.
Além dos gestores dos hospitais, participaram do encontro os secretários de Saúde, Roberta Paganini, e da Fazenda, Cristian Küster.
Com informações de Micael Carvalho
Notícias Relacionadas
Município intensifica campanha contra mosquito transmissor da dengue
Projeto do Samu espalha conhecimentos sobre primeiros socorros
Vigilância Sanitária integra projeto de qualificação a nível nacional
Conselho Local de Saúde Santa Terezinha está em fase de criação