Reunião ocorreu nesta quinta-feira, no auditório interno do Colégio Pelotense
01-11-2018 | 18:27:36
Um encontro para relatar sentimentos e trocar experiências. Assim foi a primeira reunião de supervisão dos facilitadores de Justiça Restaurativa promovida pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed), nesta quinta-feira (1º), no auditório interno do Colégio Municipal Pelotense. Cerca de 20 profissionais, entre professores e orientadores educacionais do Município, compareceram para participar das discussões e do círculo de paz, que focou na colaboração e no compartilhamento de ideias.
Desde que finalizaram a formação em círculos de construção da paz não conflitivos, no início do mês, os facilitadores têm aplicado o método nas escolas onde atuam e, também, em outros educandários que ainda não possuem pessoas qualificadas nas técnicas.
Após aplicarem cinco círculos e enviarem o relatório das atividades à coordenação da Justiça Restaurativa — programa que integra o eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz —, os profissionais serão, de fato, considerados facilitadores.
O encontro contou com a supervisão das orientadoras da Smed, Jussara Cruz e Vera Savedra, e buscou estimular a troca de vivências dos mais experientes com os que ainda não haviam aplicado nenhuma atividade nas comunidades escolares. Cada participante pôde expor suas expectativas e realidades, além da relatar as dificuldades encontradas nos ambientes dos educandários.