
SMS conscientiza população sobre os cuidados com a raiva
Nesta sexta-feira (28), data em que é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Raiva, a Secretaria de Saúde (SMS) promoveu uma ação de conscientização no largo do Mercado Central. A população recebeu panfletos e orientações da equipe de Controle de Profilaxia da Raiva. A mascote ZOOandinho, do Centro de Controle de Zoonoses, esteve presente na atividade, interagindo com o público que passava pelo local.
Fotos: Paulo Ienczak.
Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura
“A raiva é uma doença controlada no Rio Grande do Sul, mas para que permaneça assim é preciso que a vigilância realize seu trabalho preventivo o ano inteiro”, explica a coordenadora do Controle de Profilaxia da Raiva, a médica veterinária Roberta Motta.
Vacinas
A raiva urbana, transmitida por cães e gatos, é controlada no Rio Grande do Sul, isso quer dizer que não há nenhum caso de humanos infectados, e animais são acometidos pelo vírus apenas pelo contato com morcegos, que são os principais transmissores da raiva, principalmente na zona rural. A prevenção é necessária pois pode ocorrer a entrada de animais infectados, vindos de outras partes do país, ou então pelos morcegos, que transmitem a doença, mas não podem ser eliminados, já que têm um papel importante no equilíbrio ecológico.
Os donos dos animais de estimação devem vacinar seus bichos, como maneira de prevenção, já que podem ocorrer transmissões por meio do contato com morcegos do meio urbano, que são os principais transmissores da doença. Quando um morcego aparece em uma residência ou então caído na rua, há risco de que ele esteja portando o vírus da raiva. A Vigilância, que atende pelo telefone 3284-7731, deve ser acionada nesses casos.
Profissionais que lidam diretamente com animais podem solicitar a vacina contra a raiva, oferecida no Centro de Especialidades, localizado na rua Voluntários da Pátria, nº 1428. O restante da população é vacinado em caso de suspeita de contato com o vírus.
Mordida
Sempre que alguém for mordido por um cão ou atacado por um gato é importante que o Controle da Raiva seja acionado, para que possa fazer a verificação do animal, administrando a vacina caso necessário. A pessoa deve higienizar o local do ferimento e procurar atendimento médico imediatamente.