Alicéia Ceciliano apresentou os resultados alcançados pela metodologia junto ao Pacto Pelotas pela Paz
07-12-2018 | 10:59:30
A supervisora de ensino da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Alicéia Ceciliano, participou do 'Encontro Nacional do Programa ACT no Brasil' nesta quinta (6) e sexta-feira (7), em São Paulo. A educadora coordena a metodologia junto ao Pacto Pelotas pela Paz e foi convidada a integrar a formação em função dos resultados conquistados pelo projeto na cidade.
No encontro, acompanhada pela psicóloga do Centro de Epidemiologia Suélen Henriques da Cruz, Alicéia apresentou a experiência exitosa do município e relatou a experiência das facilitadoras durante as sessões com 17 grupos de mães. Elas destacaram que em Pelotas, 123 famílias atendidas pela Coorte de 2015 integraram o Estudo Piá – Primeira Infância Acolhida, uma pesquisa desenvolvida pelo Centro de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a Prefeitura, que utilizou o ACT com o objetivo de aproximar pais e filhos e criar ambientes seguros e livres da violência.
A supervisora também destacou que as observações decorrentes das sessões, vão embasar uma política pública destinada a primeira infância. No próximo ano, 12 Escolas Municipais de Educação Infantil vão receber as sessões que serão aplicadas com pais de crianças de berçário e maternal.
A consultora do Instituto Cidade Segura, Tâmara Biolo, também participou do evento.