Profissionais são treinados para inserir dados em sistema online criado pelo Estado
30-10-2018 | 12:33:45
Diretores e orientadores educacionais das 60 Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio encerraram, nesta terça-feira (30), o treinamento promovido pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed) no Centro Tecnológico Educacional de Pelotas (Cetep), sobre o sistema online para inserção dos dados relativos à violência escolar, criado pelo governo do Estado para analisar os resultados das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves).
Mais de 100 educadores participaram, subdivididos em quatro grupos. Desde segunda-feira (29), aprenderam a incluir as informações no site e a observar as porcentagens e gráficos gerados através do sistema, a fim de que estes subsidiem novas ações nos educandários conforme a necessidade.
“A capacitação dos profissionais é fundamental para o funcionamento das Cipaves. De posse desses dados poderemos identificar situações, definir a frequência e a gravidade dos episódios e planejar formas para preveni-los”, destacou a orientadora educacional da Smed e ministrante do curso, Jussara Cruz.
A capacitação desta semana dá continuidade à ocorrida em setembro, quando os membros da Cipaves – integrantes das comunidades escolares – participação da 1ª Formação em Escola da Paz, que tratou sobre temas como bullyng, gravidez precoce, violência física e verbal e comunicação não violenta. Em novembro, a Smed promove um segundo encontro de formação, novamente destinado às Comissões Internas, que integram o eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz, através do programa Escola da Paz.