A Setur está localizada no prédio que abrigou a Estação Férrea - local histórico do município

Turismo avança com criação inédita da Secretaria

A Setur está localizada no prédio que abrigou a Estação Férrea - local histórico do município
Por Salvador Tadeo – MTB 7353 30-12-2025 | 11:35:43
Tags: Retrospectiva , Setur

Entre os grandes avanços no turismo em 2025, destaca-se a criação, pela Prefeitura, de forma inédita, de secretaria específica para tratar sobre o tema e impulsionar o crescimento e a divulgação dos atrativos naturais, culturais e históricos de Pelotas. A SeTur está localizada no prédio que abrigou a Estação Férrea, um local histórico do município. 

“Ao ocuparmos esse patrimônio, transformamos a Estação em porta de entrada. O espaço de informação recebe visitas diariamente e aproxima o cidadão, o visitante e o trade do nosso trabalho e da história da cidade”, afirma o secretário de Turismo, Danilo Rodrigues.

Entre as iniciativas da SeTur, destaca-se a Fenadoce, onde foi estruturada ação integrada de recepção e hospitalidade, com recepções no aeroporto e na rodoviária, em parceria com a Corte da Feira, para orientar e atrair quem chegasse, além do Selo Doce Conexão, uma certificação de hospitalidade que capacita e reconhece motoristas de aplicativos e taxistas. Como benefício direto ao profissional, o selo concedia isenção no estacionamento do Centro de Eventos durante o período da Feira. Com isso, houve qualificação na recepção do visitante, reforçando a  identidade doceira e a organização da mobilidade. Todos ganham - o motorista, com o benefício da isenção, a população com atendimento de qualidade e a cidade como um todo. 

A retomada e o fortalecimento dos Festejos Farroupilhas de Pelotas também foram implementados pela nova Secretaria. Na linha de frente da organização, foi ampliada a programação com o apoio de diversos parceiros, entidades tradicionalistas e da participação popular.  O resultado foi uma festa que recoloca as tradições no centro, reaproxima gerações e dá protagonismo à comunidade. 

Outro ponto positivo em 2025 foi a estruturação do Colegiado de Turismo da Azonasul, reunindo os secretários municipais de Turismo dos 23 municípios da região para encontro permanente de alinhamento e integração, com foco em gestão regionalizada e estratégica do turismo, com planejamento, promoção conjunta e troca de soluções. O principal objetivo é transformar o Colegiado em espaço de articulação permanente com outras instâncias de governo e com o setor privado, com vistas ao desenvolvimento regional, diz Rodrigues, que também preside o Conselho. 

Para 2026

Para o primeiro semestre de 2026, está previsto o lançamento de programa de verão, que coloca o Laranjal como protagonista, com agenda de shows artísticos e culturais, esportes ao ar livre, organizado em conjunto com o Sesc e demais secretarias do município, para garantir mobilidade, segurança, limpeza e acolhimento.

Também ocorrerá o avanço na identificação de prédios e pontos de interesse, por meio de QR Code, oferecendo conteúdos bilíngues e roteiros que valorizam o patrimônio e qualificam a experiência do visitante. No âmbito regional, segue a articulação no Colegiado de Turismo da Azonasul, com a criação de calendário unificado de eventos para 2026, evitando sobreposições, fortalecendo a promoção conjunta da Zona Sul e ampliando a atratividade ao longo de todo o ano. 

Notícias Relacionadas

Organização da mobilidade e segurança nas vias públicas

Organização da mobilidade e segurança nas vias públicas

Seplag articula projetos aprovados junto ao PAC

Seplag articula projetos aprovados junto ao PAC

SDR promove políticas voltadas ao produtor

SDR promove políticas voltadas ao produtor

SSP fortalece policiamento preventivo e patrimonial em 2025

SSP fortalece policiamento preventivo e patrimonial em 2025