Turismo avança com criação inédita da Secretaria
Entre os grandes avanços no turismo em 2025, destaca-se a criação, pela Prefeitura, de forma inédita, de secretaria específica para tratar sobre o tema e impulsionar o crescimento e a divulgação dos atrativos naturais, culturais e históricos de Pelotas. A SeTur está localizada no prédio que abrigou a Estação Férrea, um local histórico do município.
“Ao ocuparmos esse patrimônio, transformamos a Estação em porta de entrada. O espaço de informação recebe visitas diariamente e aproxima o cidadão, o visitante e o trade do nosso trabalho e da história da cidade”, afirma o secretário de Turismo, Danilo Rodrigues.
Entre as iniciativas da SeTur, destaca-se a Fenadoce, onde foi estruturada ação integrada de recepção e hospitalidade, com recepções no aeroporto e na rodoviária, em parceria com a Corte da Feira, para orientar e atrair quem chegasse, além do Selo Doce Conexão, uma certificação de hospitalidade que capacita e reconhece motoristas de aplicativos e taxistas. Como benefício direto ao profissional, o selo concedia isenção no estacionamento do Centro de Eventos durante o período da Feira. Com isso, houve qualificação na recepção do visitante, reforçando a identidade doceira e a organização da mobilidade. Todos ganham - o motorista, com o benefício da isenção, a população com atendimento de qualidade e a cidade como um todo.
A retomada e o fortalecimento dos Festejos Farroupilhas de Pelotas também foram implementados pela nova Secretaria. Na linha de frente da organização, foi ampliada a programação com o apoio de diversos parceiros, entidades tradicionalistas e da participação popular. O resultado foi uma festa que recoloca as tradições no centro, reaproxima gerações e dá protagonismo à comunidade.
Outro ponto positivo em 2025 foi a estruturação do Colegiado de Turismo da Azonasul, reunindo os secretários municipais de Turismo dos 23 municípios da região para encontro permanente de alinhamento e integração, com foco em gestão regionalizada e estratégica do turismo, com planejamento, promoção conjunta e troca de soluções. O principal objetivo é transformar o Colegiado em espaço de articulação permanente com outras instâncias de governo e com o setor privado, com vistas ao desenvolvimento regional, diz Rodrigues, que também preside o Conselho.
Para 2026
Para o primeiro semestre de 2026, está previsto o lançamento de programa de verão, que coloca o Laranjal como protagonista, com agenda de shows artísticos e culturais, esportes ao ar livre, organizado em conjunto com o Sesc e demais secretarias do município, para garantir mobilidade, segurança, limpeza e acolhimento.
Também ocorrerá o avanço na identificação de prédios e pontos de interesse, por meio de QR Code, oferecendo conteúdos bilíngues e roteiros que valorizam o patrimônio e qualificam a experiência do visitante. No âmbito regional, segue a articulação no Colegiado de Turismo da Azonasul, com a criação de calendário unificado de eventos para 2026, evitando sobreposições, fortalecendo a promoção conjunta da Zona Sul e ampliando a atratividade ao longo de todo o ano.