Apresentação final acontece nesta sexta (31) no Largo do Mercado, às 20h30, com repertório erudito popular
Por Joice Lima 30-01-2025 | 15:28:24
Em torno de seis mil pessoas são esperadas, no início da noite desta sexta-feira (31), para o concerto de encerramento do Festival Internacional Sesc de Música, no Largo Edmar Fetter (Mercado Central) – mesma estimativa dos anos anteriores, quando a população toma o largo do Centro Histórico de Pelotas. A última das 63 apresentações previstas na programação do evento de 12 dias será, mais uma vez, com a Orquestra Sinfônica Acadêmica, formada pelos estudantes participantes do Festival, junto ao coral da Sociedade Pelotense Música pela Música (SPMPM), em um repertório composto de música erudita popular. O espetáculo começa às 20h30.
Responsável pela regência do Concerto final em todas as 13 edições, Evandro Matté também decide o repertório, que costuma priorizar peças clássicas populares – o que envolve e emociona o público – e, ao mesmo tempo, com um alto grau de dificuldade, para demonstrar a dedicação e qualidade técnica dos jovens músicos. O programa terá peças de Borodin, Verdi, Tchaikovsky, Ravel e o brasileiro Ernani Aguiar, transitando entre o drama, a elegância e a exuberância. Natural de Caxias do Sul, Matté é maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e da Orquestra Theatro São Pedro (OTSP).
Composto por mais de 70 pessoas, o coral da SPMPM fez sete ensaios, sob a regência do maestro Sérgio Sisto. Irão acompanhar a Orquestra nas peças: Coro dos Ferreiros, da ópera Il Trovatore, de Giuseppe Verdi; Freudig Begrüssen, da ópera Tannhäuser, de Richard Wagner; e Céu, Sol, Sul, Terra e Cor, de Jader Moreci Teixeira (Leonardo), do cancioneiro gaúcho.
A estrutura do palco começou a ser montada na segunda-feira (27). Serão disponibilizados mil assentos, por isso a organização orienta a plateia a levar cadeiras de praia para assegurar o conforto durante a apresentação. O espetáculo terá transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc/RS e tradução em Libras.
Franz von Suppé: Cavalaria Ligeira - Abertura
Maurice Ravel: Pavane pour une infante défunte
Pyotr Ilyich Tchaikovsky: Capricho Italiano, Op.45
Giuseppe Verdi: Coro dos Ferreiros, da ópera "Il Trovatore”*
Richard Wagner: Tannhäuser, Ato 2 "Freudig begrüßen wir die edle Halle”*
Manuel de Falla: El Amor Brujo - Danza ritual del Fuego
Leonard Bernstein: West Side Story - Tonight / Balcony Scene
José Pablo Moncayo: Huapango
Alberto Ginastera: Estancia - Malambo
Ernani Aguiar: Sinfonietta Prima Vivace
Zequinha de Abreu (José Gomes de Abreu): Tico-Tico no Fubá
Leonardo (Jader Moreci Teixeira): Céu, Sol, Sul, Terra e Cor*
*Participação do coral da SPMPM.
Acompanhe aqui a programação completa.