Mais de R$ 3,3 mil já foram arrecadados e distribuídos a instituições beneficentes e protetores de animais
02-10-2018 | 16:11:52
A campanha Vira Tampa Solidária deve realizar neste mês a segunda venda de tampas plásticas após adesão ao Pacto Pelotas pela Paz, em março deste ano. Na primeira comercialização, em julho, a campanha arrecadou mais de R$ 3,3 mil que foram distribuídos a quatro instituições beneficentes – SOS Animais, Ong A4 e Aapecan – e a uma protetora de animais com atuação destacada no projeto.
Os materiais (pode ser qualquer tipo de tampa plástica) são recolhidos pelos 86 colaboradores – entre pessoas e instituições – e mais de 40 voluntários, que arrecadam os itens em 151 pontos de coleta espalhados pela cidade. A comercialização ocorre trimestralmente, a fim de que a venda gere um valor expressivo para ajudar o maior número de pessoas.
Nesta terça-feira (2), o grupo de seis voluntárias que coordenam o projeto se reuniu no Mercado Central para discutir o andamento das atividades. Apesar de a divulgação da campanha ser expressiva, algumas pessoas ainda desconhecem e se surpreendem com os resultados já alcançados, esclareceu Zilda Silveira que participa desde o início.
“Embora tenhamos muitos colaboradores, ainda é pouca gente. Acredito que nem metade da cidade conhece a campanha. Poderíamos ser muitos mais”, afirmou a voluntária Zilda.
Carolina Teixeira, Caroline Correa, Raquel Silveira, Dea Acunha e Carla Soares também fazem parte da coordenação do Vira Tampa. O grupo lembra que a campanha está sempre em busca de parceiros e apoiadores. Interessados em participar podem entrar em contato através da página da Vira Tampa ou pelo site.
O projeto surgiu em 2017 através da iniciativa de três amigas que tinham o objetivo de ajudar quem precisasse, fossem animais ou pessoas. Em função do volume de tampas que eram arrecadadas, a campanha teve dificuldade no armazenamento e encontrou apoio na Secretaria de Saúde (SMS), por meio da secretária Ana Costa e do presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), Leandro Thurow, que ofereceu o pátio das garagens do órgão – localizadas na rua Marcílio Dias, entre a Praça Vinte de Setembro e rua Lobo da Costa – para guardar as tampas doadas.
Em contrapartida pelo local, o Vira Tampa se compromete em entregar uma parte da arrecadação – cerca de 100 mil tampas – aos projetos da Prefeitura. O Segunda Chance, programa do eixo de Prevenção Social do Pacto, é um dos que recebe o material que é utilizado para artesanato.
O Tampart Arte Reciclável, outra iniciativa que a Prefeitura apoia, também recebe uma parte das tampas plásticas. Na atividade, os alunos da rede municipal de ensino ajudarão a confeccionar um painel artístico, que será exposto futuramente no Mercado Central.
- Centro
Bibliotheca Pública Pelotense
Imperatriz Doces Finos
Sesc
- Porto
Campus II da UFPel
Secretaria de Transporte e Trânsito (STT)
Sociedade Espírita Assistencial Dona Conceição
- Areal
Promotoria de Justiça
Pet Vip Veterinária
Hospital Espírita de Pelotas
- Laranjal
Fonte de Luz Centro Espiritualista
Pet Shop Laranjal
Lagoa dos Pets
- Fragata
Los Pets
Lp Excursões
Padaria Vieira
- Três Vendas
Ferragem Schulz
Mini Mercado Novo Horizonte
Du Corpo Academia