Evento debateu trajetória e desafios da categoria no SUS, reunindo profissionais de diversos setores em Pelotas
Por João Victor Rodrigues 29-11-2024 | 14:48:38
A Prefeitura, por meio do Núcleo de Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde (Nuseso/SMS), com apoio do Conselho Regional de Serviço Social (Cress-RS) e do Senac, promoveu, nesta sexta-feira (29), o 2° workshop “Processo de trabalho do assistente social na Saúde – Nas trilhas do SUS”. O evento, realizado na Escola Senac, reuniu assistentes sociais da SMS, de outros serviços de Saúde e da rede intersetorial.
Durante o evento, diversos aspectos da profissão foram discutidos, com foco na atuação dos assistentes sociais no SUS. A assistente social Vera Garcia, que esteve presente, ressaltou a importância do cuidado individualizado no atendimento ao usuário. “O cuidado de olhar para o sujeito, com suas possibilidades e limites, é essencial para organizar e reorganizar o seu modo de vida. Entender o que é negligência e o que é desconhecimento, vulnerabilidade e necessidade de orientação e encaminhamentos para apropriação de direitos é um dos principais papéis do assistente social”, afirmou Vera, evidenciando a atuação do profissional na promoção de direitos.
Desde a implantação do SUS, o assistente social tem desempenhado um papel essencial na organização e estruturação de serviços, programas e projetos da SMS, consolidando sua presença como um agente fundamental no fortalecimento da saúde pública.
Atualmente, a SMS conta com 57 assistentes sociais vinculados à diretorias e redes de atenção. Nesses espaços, os profissionais atuam na gestão, no planejamento de políticas públicas e no atendimento direto aos usuários, sempre norteados por um código de ética e pelas normativas específicas de cada área de atuação.
A construção do workshop contou com a parceria da equipe da Rede de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (RDCNT) e de assistentes sociais que se dedicaram a idealizar e organizar o evento. Juntos, reforçaram a importância do trabalho em equipe para promover reflexões e fortalecer o compromisso com os princípios do SUS.
O encontro também homenageou profissionais que marcaram a história do serviço social em Pelotas, reconhecendo seu legado na luta por direitos e valorização da profissão, conforme destacou a coordenadora do Núcleo de Serviço Social, assistente social Daiane Oliveira da Rosa.