Gabinete da prefeita

Paula Mascarenhas

Paula Schild Mascarenhas (Pelotas, 8 de fevereiro de 1970) é professora e política brasileira, filiada ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Desde janeiro de 2017, é Prefeita de Pelotas, a terceira cidade mais populosa do Rio Grande do Sul. Anteriormente, foi vice-prefeita de Pelotas, e trabalhou como professora universitária e assessora política.

Paula nasceu em 8 de fevereiro de 1970 em Pelotas, no sul do Rio Grande do Sul. Caçula de uma família de três irmãos, é filha de Fernando Otávio, agricultor e pecuarista, já falecido, e de Maria Helena, psicóloga.

Paula estudou em escolas tradicionais do município, como o Instituto de Educação Estadual Assis Brasil e o Colégio Gonzaga. Ela graduou-se aos vinte anos de idade em Letras com habilitação em literatura francesa pela Universidade Federal de Pelotas. Em 1998, concluiu um Mestrado em Letras pela UFPel. Posteriormente, completou um Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 1993, tornou-se professora adjunta da UFPel. Em 1999, elegeu-se a primeira presidente do Instituto João Simões Lopes Neto, permanecendo no cargo por nove anos. Ainda no mesmo ano, convidada por Bernardo de Souza, Paula assumiu a assessoria de cultura e educação do deputado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Durante sete anos, foi o braço direito de Bernardo. Neste período, foi coordenadora da bancada do PPS na Assembleia Legislativa de 2000 a 2004 e chefe de gabinete de Bernardo, enquanto ele era prefeito de Pelotas, de 2005 a 2006.

Em 2012, Paula foi eleita vice-prefeita de Pelotas na chapa com Eduardo Leite, atual governador do Estado. Em 2016, Paula se candidatou e foi eleita prefeita com 59,86% dos votos, tornando-se a primeira mulher a ser eleita para comandar o Executivo Municipal e primeira pessoa eleita no primeiro turno em Pelotas desde que o sistema de dois turnos foi instituído. Em 2020, Paula concorreu novamente e se reelegeu, em segundo turno, com 68,7% dos votos.

Gabinete da Prefeita

Chefe de Gabinete: Kelli Baum Schaefer

Telefone: (53) 3284-3611

E-mail: gabinete.prefeita@pelotas.rs.gov.br

ACOMPANHE NAS
REDES SOCIAIS
Carregando 0%
Carregando 0%