ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Alunos do Projeto Start preparam apresentações para empresas

Iniciativa do Pacto Pelotas pela Paz é voltada à inserção de jovens no mercado de trabalho

22-05-2019 | 15:36:52

A terceira turma do Projeto Start, que integra as ações de prevenção à violência do Pacto Pelotas pela Paz, está na reta final das aulas de preparação para o mercado de trabalho e primeiro emprego. E as perspectivas para o futuro são positivas: na aula final, os jovens entre 14 e 24 anos terão a chance de apresentar os projetos criados durante o curso a representantes de empresas parceiras da Prefeitura e, quem sabe, encerrar sua participação com uma oportunidade garantida.

Começam as aulas da terceira turma do Projeto Start

Pacto pela Paz discute resultados do Banco de Oportunidades e do Cada Jovem Conta

Oportunidades: a base para quebrar o ciclo de violência

Escola Joaquim Duval é um dos três núcleos do projeto Start do Pacto

Até lá, os alunos passam por duas semanas de preparações, a fim de que tudo esteja perfeito no grande dia e de que possam finalizar o projeto da melhor maneira. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Caruccio, no Pestano, o trabalho foi intenso na tarde de terça-feira (21), quando, em cinco grupos, cerca de 40 jovens apresentaram temas de seus interesses em um formato empresarial.

Minutos antes do início, o nervosismo esteve presente nas conversas, dicas entre amigos e ensaios de última hora. Na hora de falarem sobre suas ideias, temas como o direito à cultura e à educação, o combate ao bullying e ao preconceito, e até discussões sobre a legalização da cannabis surgiram.

Ao final, cada aluno recebeu um feedback do coordenador do projeto, Pablo Salomão, com pontos a serem trabalhados até o início de junho. “Não é uma crítica, mas sim uma ajuda. É para mostrar aos jovens como um ambiente empresarial funciona”, esclarece Salomão.

Jovens do Pestano fizeram um trino das apresentações na terça-feira - Fotos: Kímberlly Kappenberg

No último encontro depois de oito aulas, eles precisaram apresentar uma proposta de projeto ou intervenção social a ser implementadas em seus bairros, já com o viés de responsabilidade social e retorno para as comunidades dos conhecimentos aprendidos no curso. A terceira turma do Start é formada pelos núcleos Pestano, Centro e Santa Terezinha.

Ao saberem das empresas que estarão na Emef Francisco Caruccio para prestigiar a apresentação – Treichel, Gang, entre outras –, as amigas Kétlyn Telles, Maria Elisa Araújo e Sara Silva ficaram ainda mais animadas e ansiosas pela conclusão das aulas. Elas contam que a partir do Start aprenderam a sonhar mais e, agora, têm os desejos de trabalhar no Exército, se formar em psicologia e ser modelo, respectivamente.

“O curso é divertido e ter essa oportunidade é muito boa. Saber como se comportar numa entrevista, como ir atrás de um emprego faz a diferença”, disse Maria Elisa, de 14 anos. Ela conta também que estar melhor preparada já diminui uma grande dificuldade na hora da contratação: o preconceito que alguns dos moradores do bairro sofrem por serem do Pestano.

“Sabemos que somos iguais a todo mundo e temos o direito às mesmas oportunidades”, resumiu a colega Kétlyn.

Próxima turma

Com o fim das aulas em junho, os alunos participarão de uma formatura, mas o Projeto Start não termina por aí. Uma nova turma já está sendo organizada e um dos locais escolhidos para sediar as aulas é a Vila Princesa.

Neste sábado (25), durante a oitava edição de "O Bairro da Gente'", os interessados em se capacitar poderão se inscrever na iniciativa do Pacto Pelotas pela Paz. O Banco de Oportunidades, outra ação da Prefeitura dentro do Pacto, também estará fazendo o cadastro daqueles jovens que estão à procura de uma chance.

Projeto Start

O Projeto Start é uma das frentes de atuação do Banco de Oportunidades, que promove oficinas de esporte, artes e profissionalização, além de captar vagas de trabalho. O curso surgiu de uma necessidade apresentada pelas instituições parceiras do Pacto Pelotas pela Paz: a capacitação de jovens para que cheguem mais preparados ao primeiro emprego. Divididas em seis módulos, as aulas abordam empreendedorismo, liderança, comunicação, produção de currículos e preparação para entrevistas.

A primeira turma, composta por 55 jovens dos núcleos Sítio Floresta, Areal e Colônia Z3, se formou em setembro de 2018; a segunda, com 70 alunos dos núcleos Getúlio Vargas, Navegantes e Laranjal, em dezembro. As aulas têm duração de dois meses e contam com professores do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e secretarias municipais de Assistência Social, de Cultura e de Educação e Desporto.

Nesta terceira edição, o sistema escolhido para a participação foi por meio da inscrição dos interessados, e não a indicação de dentro dos educandários-sede. As aulas são realizadas nas escolas Francisco Caruccio, Joaquim Duval e Assis Brasil.

pacto pelotas pela paz, projeto start, pestano, banco de oportunidades, vila princesa, santa terezinha, primeiro emprego, mercado de trabalho