ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assistência Social

Assistência Social intensifica abordagem a moradores de rua

População recebe amparo nos abrigos municipais. Estratégia é consequência do frio intenso

17-06-2018 | 18:10:50

      A Prefeitura informa que as rondas do serviço de abordagem social foram intensificadas nas últimas semanas, em decorrência da queda de temperaturas. As equipes da Casa de Passagem e do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) fazem o encaminhamento dos moradores de rua para o serviço especializado.

      Papelões, colchões e cobertores que são encontrados em praças, calçadas e ruas, sem a presença dos usuários donos desses objetos, são recolhidos como medida preventiva, a fim de evitar o entupimento da drenagem urbana. Nada é retirado das pessoas, apenas os materiais que estão abandonados. Nas últimas rondas, as equipes da Secretaria Assistência Social (SAS) encontraram ainda facas, espetos, estiletes e até uma imitação de arma de fogo entre os cobertores. A SAS está disponibilizando um local, ao lado da Casa de Passagem (Rua 3 de Maio, 1070), para que os moradores de rua possam guardar seus pertences neste período de inverno. 

Nas abordagens, população é orientada a procurar os serviços dos abrigos e Centro Pop - Foto: Ascom/arquivo

      As pessoas em situação de rua que aceitam o atendimento são encaminhadas até os abrigos, onde podem tomar banho, recebem jantar e café da manhã. A população de rua conta também com os serviços do Centro Pop, que oferece lanche pela manhã e à tarde, além do almoço no Restaurante Popular e apoio psicológico. Quando existentes, as assistentes sociais procuram as famílias dos abrigados para reatar os vínculos.

      Ninguém é retirado dos abrigos municipais. Os usuários são livres para permanecer nos espaços pelo tempo que desejarem, mas, na maioria dos casos, passado o período de maior frio, acabam retornando para as ruas. 

      A administração municipal informa ainda que nenhuma Secretaria está recolhendo casas de cães, uma vez que a prefeita Paula Mascarenhas, pessoalmente, autorizou algumas organizações protetoras de animais a colocarem as estruturas em locais específicos, devido às baixas temperaturas.

Tags

moradores de rua, abrigos, casa de passagem, restaurante popular

Carregando 0%
Carregando 0%