ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Atletas do ‘Quem Luta Não Briga’ treinam em São Paulo

Projeto da Prefeitura envolve cerca de 500 crianças e jovens; atletas lutam em Las Vegas no final de fevereiro e arrecadam recursos para viabilizar a viagem

31-01-2019 | 14:36:37

Dois atletas do ‘Quem Luta Não Briga’ (QLNB), projeto de taekwondo desenvolvido pela Prefeitura, estão na cidade de São Caetano do Sul, em São Paulo, desde terça-feira (29) para participar de um treinamento com a Two Brothers Team – uma das melhores equipes do Brasil, afirma o coordenador da iniciativa e mestre de taekwondo, Rossano Diniz.

Atletas treinam em São Caetano do Sul até o final de fevereiro. Fotos: Divulgação/Smed

Ana Victória e Yago Lima iniciam o ano em busca de mais uma conquista: melhorar o desempenho no ranking olímpico da modalidade, o que permitirá alçar voos maiores na prática esportiva. Diniz acrescenta que a oportunidade de treinar no local em que já passaram os melhores atletas e técnicos do país é fundamental para as suas carreiras. Na cidade, Yago treinou nesta quinta (31) com o ex-atleta olímpico Marcio Wenceslau e, também, com Cláudio Pecorari Júnior, medalhista de bronze no Campeonato Brasileiro de Taekwondo.

Os dois ficam em São Paulo por duas semanas, até o dia 7 de fevereiro, quando Ana desembarca em solo carioca, para disputar uma vaga na Seleção Brasileira de Taekwondo. Sediada no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, até dia 10 de fevereiro, a competição vai reunir os melhores atletas nacionais e determinará a equipe permanente de 2019 das categorias adulto e juvenil. O mestre Rossano Diniz acompanhará a pelotense nas provas.

Yago e Ana participam de competição em Las Vegas, no final de fevereiro - Foto: Divulgação/Smed

Disputa em Las Vegas

Ana e Yago encontram-se em São Caetano do Sul novamente para concluir o treinamento na Two Brothers Team. No final do mês, os dois lutadores embarcam para Las Vegas, nos Estados Unidos, para outro desafio: a disputa do US Open Taekwondo Championships, entre 27 de fevereiro e 3 de março. O evento é válido para o ranking da Federação Internacional de Taekwondo.

Uma “vaquinha” online foi criada para arrecadar recursos a fim de viabilizar a viagem dos atletas, que buscam patrocínio e apoio financeiro para custos com passagens, hospedagem, inscrição e alimentação na cidade norte-americana. Os jovens, que têm o objetivo de reunir R$ 6,5 mil, arrecadaram até o momento R$ 1,1 mil.

A partir desta quinta-feira (31), o projeto inaugura o ‘QLNB Camp 2019’ - evento de formação anual que reúne até domingo (3) atletas de todo o estado e alunos da iniciativa, beneficiando cerca de 500 crianças e adolescentes pelotenses. Profissionais de Rio Grande, Uruguaiana, Jaguarão, São Lourenço do Sul, Santa Maria, Sapucaia do Sul, Gravataí e Camaquã vêm a Pelotas para treinar, trocar experiências e interagir com os alunos, explica Diniz.

Equipe prepara a estrutura para receber o evento - Foto: Divulgação/Smed

Os treinos serão concentrados no Centro de Treinamento do grupo, no Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (Imdaz), no Areal, onde os atletas visitantes ficarão hospedados. O QLNB é desenvolvido pela Secretaria de Educação e Desporto, em parceria com a Escola Superior de Educação Física, da Universidade Federal de Pelotas e Imdaz.

esporte, taekwondo, educação, competição