ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

'Conte Comigo' propõe a compreensão das relações humanas

Grupo desta quarta trabalhou técnicas para instigar o diálogo a respeito do assunto

17-10-2018 | 17:26:57

      Desde julho, o ‘Conte Comigo’ incentiva o uso dos livros na rotina das famílias, em Pelotas. O despertar da imaginação e o estímulo ao diálogo entre pais e filhos, propostos pela metodologia, visam fortalecer os vínculos afetivos e contribuir para uma cultura de paz dentro dos lares. Nesta quarta-feira (17), um grupo de mães reuniu-se, na Rodoviária de Pelotas, para conhecer o último livro previsto pelo método – de uma série de sete – e as técnicas que podem ser utilizadas no processo de compartilhamento das publicações.  

Fotos: Gustavo Vara

      O encontro desta semana, que integra as ações do Pacto Pelotas pela Paz, através do eixo preventivo, propôs instigar a conversa a respeito dos relacionamentos. Sobre a importância de trabalhar este assunto com os pequenos, o facilitador do 'Conte Comigo', Edmar Araújo, explica que eles passam a compreender melhor as relações humanas e o porquê de determinadas ações em seu entorno.

“Falar sobre as relações pode ajudar as crianças a conviverem melhor com as pessoas e, ainda, incentivar que elas se preocupem com o próximo e convivam melhor em sociedade”, acrescenta o facilitador.  

      Através das atitudes e expressões faciais dos personagens da história ‘Tudo está bem quando termina bem’, Araújo recomenda que as mães façam conexões com as experiências dos filhos e conversem tanto sobre os sentimentos bons, como os ruins. “É importante enfatizar as diferentes emoções, perguntar para eles a motivação de determinadas ações, por exemplo”, diz.  

Reflexo em casa

      Jaime, de 3 anos, é um dos exemplos de como o compartilhamento de livros pode trazer benefícios, já que o ‘Conte Comigo’ busca colaborar na concentração, melhorar a comunicação, desenvolver habilidades de raciocínio e preparar as crianças à vida escolar. 

Fotos: Gustavo Vara
“Noto ele bem menos agitado do que normalmente. As técnicas que aprendemos aqui ajudam muito em casa e nos auxiliam a lidar com os livros de outra forma”, conta a mãe de Jaime, Cláudia Azevedo.

      O encontro desta semana também serviu para retomar alguns dos aprendizados das outras semanas, como trabalhar as comparações, intenções, conexões e emoções. No primeiro momento, o facilitador repassou os métodos referentes ao livro e, logo após, o grupo experimentou com os pequenos os novos ensinamentos. A orientação é repetir a prática em casa todos os dias, no mínimo, por dez minutos.

Conte Comigo

      Em ação inédita no Brasil, o método deve alcançar 220 crianças de Pelotas – acompanhadas pela Coorte de 2015 – e será desempenhada por 20 facilitadores até o final de novembro. Até agora, 20 grupos do 'Conte Comigo' já foram concluídos no Município.

      Somando-se ao ACT – Criando Crianças Seguras, ambas metodologias embasam o Estudo Piá – Primeira Infância Acolhida (um convênio entre Prefeitura e Universidade Federal de Pelotas). A expectativa é de que a pesquisa fundamente novas políticas públicas do município. 

      Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura.

Tags

conte comigo, pacto pelotas pela paz, compartilhamento de livros, fortalecimento de vínculos

Carregando 0%
Carregando 0%