ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Serviços Urbanos e infraestrutura

Ecopontos somam 41,7 toneladas de recicláveis em quatro meses

Desde o início do ano, foram registradas 7.346 entregas

09-05-2019 | 13:32:19

Em abril, os três Ecopontos da cidade receberam 2.088 entregas, somando 196 coletoras de materiais variados, com destaque para galhações e restos de obras. Pouco mais de 8 mil quilos de lixo reciclado chegaram a esses espaços, sendo encaminhados pelo Sanep às cooperativas de Pelotas. Em quatro meses, os Ecopontos registraram 7.346 entregas, num total de 871 coletoras e 41.755 quilos de recicláveis.

Espaços são destinados ao descarte de resíduos variados – Foto: Rafaél de Lima/Arquivo

Dos Ecopontos disponíveis na cidade, o central, localizado na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, é o mais procurado. No local, existem contêineres identificados para o depósito de diferentes tipos de resíduos e dois servidores que orientam à destinação correta. Todos recebem restos de obras, pneus, móveis desmontados e galhações.

No último mês, esta unidade reuniu 85 coletoras de 1175 entregas. No mesmo período, o Ecoponto do Laranjal registrou 64 coletoras e 642 entregas, enquanto o do Fragata somou 47 coletoras de 271 entregas. Os três espaços mostraram crescimento no número de pessoas que procuraram os locais para depositar seus resíduos.

A notícia é positiva, já que um dos principais problemas enfrentados pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) – que administra os pontos de coleta – é o descarte incorreto de lixo, hábito que vai contra o artigo 37 do Código de Posturas do município e é passível de multa.

Fiscalização e multa

Recentemente, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), intensificou a fiscalização e vai aplicar multa em quem insistir em colocar lixo, restos de vegetação ou construção civil em via pública. Na semana que passou, uma pessoa foi identificada e multada por depositar resíduos na estrada do Engenho, local conhecido por ser um dos pontos de disposição irregular de entulhos. A multa mínima é de R$ 5 mil, valor que pode ser transformado em termo de compromisso ambiental, caso a pessoa aceite se engajar em algum projeto desenvolvido pela SQA.

Como funciona o Ecoponto

Ao entrar no Ecoponto, o usuário deve se dirigir à coletora destinada ao produto que pretende descartar: todas têm identificação de qual material recebem. Um funcionário permanece no local apenas para auxiliar, caso haja dúvidas. Cada pessoa pode dispensar até 1,5 metro cúbico de material, o que corresponde, em volume, a três caixas d’água de 500 litros, por exemplo.

Para onde vão os materiais

A categorização dos resíduos é feita pelo próprio cidadão nos Ecopontos, no momento do descarte. Após, os materiais são enviados ao Aterro Municipal, ao Transbordo ou a uma das cooperativas credenciadas ao Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep). Restos de podas de árvores e entulhos da construção civil são levados ao Aterro Municipal.

Móveis desmontados são recebidos pela Estação de Transbordo, localizada no município de Candiota. Já os materiais recicláveis (vidro, papel, plástico e metal) são entregues a cooperativas indicadas pelo Sanep. Mensalmente, representantes das cooperativas vão aos Ecopontos durante o expediente, para fazer o despacho direto.

Onde ficam os Ecopontos

• Ecoponto Centro – avenida Juscelino Kubitschek, 3.195: funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
  • Ecoponto Fragata – rua Machado de Assis, 285, próximo à Cosac: funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
  • Ecoponto Laranjal – rua Bom Jesus, 95, no Balneário Valverde: funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h; e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

ecopontos, serviços urbanos, resíduos, balanço, quadrimestre