ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Planejamento e Gestão

Município complementa iluminação em três avenidas

Trechos da Adolfo Fetter, São Francisco de Paula e Juscelino Kubitschek são contemplados com intervenções em pontos cegos e recebem luminárias em LED

Por Tânia Magalhães 15-03-2024 | 13:55:33

Dois trechos da avenida Adolfo Fetter, que somam 1,5 quilômetro, já contam com instalações de luminárias em LED. Nos percursos, não havia iluminação pública correspondente à pista Centro/bairro. Na avenida São Francisco de Paula havia um ponto cego em trecho correspondente ao Shopping Pelotas. As instalações já estão prontas e em funcionamento. Na Juscelino Kubitschek de Oliveira, proximidades da Dom Joaquim, as obras vão se iniciar em breve.

As intervenções são financiadas com recursos do Município, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), para iluminação de grandes avenidas. As obras transcorrem sob responsabilidade da Prefeitura, com acompanhamento técnico da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Local antes às escuras recebem luminárias na Adolfo Fetter - Fotos: Divulgação/Seplag

A extensão de 1,5 quilômetro soma os trechos da Adolfo Fetter entre a ponte sobre o arroio Pelotas e o clube Caça e Pesca e do Recanto de Portugal ao condomínio Las Acácias. Foram instaladas 42 luminárias LED, sendo 27 no primeiro segmento e 15 no segundo.

“As instalações estão prontas e serão ligadas após realização da obra, que começará em breve, em um terceiro trecho, entre o Veredas e a área defronte o colégio Santa Mônica. A iluminação pública nesses três segmentos, considerados pontos cegos na avenida Adolfo Fetter, proporcionará segurança para o trânsito e para quem utiliza a ciclovia. Os locais escuros, iluminados somente pela rede da outra pista, causavam apreensão para os deslocamentos”, esclarece o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, acrescentando que essa situação está recebendo atenção em outras avenidas.

As luminárias, nos dois trechos, foram colocadas em postes existentes, com a instalação de nova dede de baixa tensão. O terceiro trecho, cujas obras estão por se iniciar, receberá nove postes novos.

iluminação pública, avenidas, pontos cegos