ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Obra na Emei Anita Malfatti vai dobrar a área da escola

R$ 767 mil serão investidos pelo Município para reformar e ampliar a escola da Gotuzzo; transformação anima a comunidade escolar

16-10-2018 | 12:09:12

Mais uma Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) de Pelotas será totalmente transformada. Com início em agosto, as obras de reforma e ampliação da Emei Anita Malfatti, na Gotuzzo, recebem o investimento de R$ 767.414,58 do Município. O projeto vai aumentar 15 vagas no educandário, sendo responsável pelo ensino de 102 crianças, de 0 a 5 anos. Além disso, a área da escola vai dobrar, passando a ter 396 metros quadrados (sendo 169 reformados e 227 novos).

Requalificação que inspira

A mudança anima a comunidade escolar. Direção, professores, pais e alunos veem no projeto de requalificação a oportunidade para um aprendizado melhor. É o que afirma a diretora da Emei, Roseli Rockenbach, que há 16 anos integra o corpo docente da escola. Testemunha há mais de uma década dos desafios enfrentados pelo educandário, ela destaca como o projeto vem entusiasmando o grupo.

Em função das obras, a Emei funciona neste prédio alugado pela Prefeitura, na Duque de Caxias. Fotos: Marcel Ávila
“Entrar num lugar novo, com boa estrutura, novo mobiliário e ampliado, dá outro ânimo para quem trabalha. Estimula os professores e inspira uma atuação muito melhor. Isso reflete, diretamente, no aprendizado dos alunos”, opina Roseli.

A diretora explica que a ampliação vai ser decisiva para a qualidade do ensino e para o bem-estar das crianças no dia a dia da escola. Ela refere-se a variedade de espaços de aprendizagem e convivência que a Emei passará a ter, com a construção de refeitório, sala multiuso e pátio com brinquedos, por exemplo.

“Faça chuva ou sol, estamos todos aqui. A comunidade e as famílias da Gotuzzo merecem essa nova escola”, diz.

Melhorias para todos

A Isadora, de 4 anos, estuda na Anita Malfatti desde o berçário. A motivação e alegria de ir para a escolinha diariamente ganhará novos motivos no próximo ano. Mas as melhorias, de acordo com o pai da menina, Gerson Timm Braga, não são apenas para ela, mas para todas as crianças e a comunidade escolar em geral.

Isadora, de 4 anos, frequenta a escola desde bebê. Fotos: Marcel Ávila
“É uma renovação que ajuda todo mundo. Se a escola evolui, crescemos juntos com ela. Para mim não tem preço saber que posso ficar tranquilo, deixando a minha filha em um lugar que ela gosta de estar, com professoras dedicadas e carinhosas”, reforçou Braga.

O educandário tem papel essencial na vida da família, já que os pais trabalham e confiam a educação e o cuidado da pequena à equipe de 24 funcionários do local. “As crianças não mentem… Se ela não amasse ir à escola, fosse bem cuidada e atendida, nos diria. Por isso, fico descansado deixando ela todo dia aqui. Mais feliz ainda por saber que a Emei vai melhorar tanto”, disse o pai de Isadora.

Projeto

Executada pela empresa Hook Engenharia e Construções, a obra deve ser entregue pronta à comunidade no segundo semestre de 2019. Atualmente, são efetuados serviços iniciais, como demolições e movimentações de terra. Como toda a escola passa por intervenções, a Prefeitura alugou um prédio nas imediações para sediar as aulas momentaneamente.

Requalificação vai dobrar o tamanho da escola. Fotos: Gustavo Vara

Está prevista a construção de seis salas com banheiros – sendo dois berçários, dois maternais e dois prés – fraldários, refeitório, cozinha, lavanderia e sala multiuso, além de espaço para brinquedos. O projeto também prevê acessibilidade. A escola é localizada na rua Machado de Assis, 285, mas funciona, atualmente, na avenida Duque de Caxias, 1120.

Confira todas as fotos no Flickr da Prefeitura álbum 1 e álbum 2

educação, reforma, ampliação, escola infantil, gotuzzo, anita malfatti