ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Orientações sobre o Aedes chegam às escolas pelotenses

Diversos educandários foram percorridos com o objetivo de conquistar o apoio, dos mais jovens, no combate ao problema

20-02-2020 | 11:33:15

Até está sexta-feira (21), todas as escolas municipais e estaduais da rede pública de ensino terão recebido ações da Semana de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, promovida pela Prefeitura de Pelotas, através das Secretarias de Saúde (SMS) e de Educação e Desporto (Smed). A ação integra o Programa Saúde na Escola (PSE) e está levando orientações aos estudantes da rede, como forma de prevenir a disseminação do mosquito na cidade.

Professores realizam atividades sobre o tema em sala de aula – Fotos: Michel Corvelo

Desde o início do ano, 30 focos com larvas do Aedes foram encontrados no município. A ideia, conforme a coordenadora do PSE, Jaqueline Dutra, é conquistar o apoio dos mais jovens no combate ao problema, levando para os educandários informações acerca do tema. Para isso, as turmas são motivadas a realizar atividades relacionadas ao assunto, com bons resultados. “O retorno tem sido positivo; muitas crianças já sabem o que deve ser feito para prevenir e isso é muito bom.”

Alunos deram contribuições para a atividade – Fotos: Divulgação/SMS

Prefeitura fará mutirão de combate ao Aedes no Balneário dos Prazeres

Em 2019, foram identificados mais de 105 focos do mosquito, considerado o principal transmissor de doenças, como dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana. Até o momento, Pelotas não registrou nenhum caso dessas patologias e a intenção é motivar as famílias, influenciadas pelos alunos, a cuidarem melhor dos terrenos e pátios, impedindo a proliferação das larvas. A Semana é uma realização da Prefeitura, em parceria com o governo do Estado.

saúde, educação, prevenção, aedes, mosquito, dengue, escolas, estudantes, orientação, prevenção