Edição que começou nesta quinta-feira (21) no Pelotas Parque Tecnológico já é considerada a maior da história do evento
Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 21-11-2024 | 17:18:25
A prefeita Paula Mascarenhas participou, na manhã desta quinta-feira (21), da abertura do Fórum Gaúcho de Arborização (FGA), que está na 15ª edição e que pela primeira vez é realizado em Pelotas. O evento é promovido pela Regional Sul da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau) e pela Prefeitura de Pelotas. O encontro se estende até a tarde desta sexta-feira (22), no Pelotas Parque Tecnológico (avenida Domingos de Almeida, 1.785). As inscrições seguem abertas e podem ser realizadas no local por todas as pessoas interessadas.
Para a prefeita, as enchentes de maio mostraram o quanto é atrasada a ideia de que o desenvolvimento não é compatível com a preservação da natureza. “Cidades mais verdes trazem mais qualidade de vida, mais alegria, mais prazer, mais conforto, precisamos de cidades mais verdes para ter cidades mais humanas”, afirmou.
Como professora de literatura francesa, ela lembrou do escritor Voltaire, que em um de seus contos escreveu que “é preciso cultivar o nosso jardim”, e explicou que ele queria dizer que “antes das grandes ambições, antes de querermos conquistar o mundo, a riqueza, a gente precisa ter a humildade de olhar para o que é nosso, para o que está perto de nós, para aquilo que amamos, o que é essencial, e cuidarmos disso. De alguma forma dá pra trazer essa ideia para o que hoje temos como missão coletiva, aqui neste congresso, que é cuidarmos da nossa cidade, cultivarmos o nosso jardim, e o nosso jardim coletivo é a cidade, é o espaço urbano”, afirmou Paula, ao lembrar que a Prefeitura plantou, desde 2023, três mil árvores na cidade.
Para o secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, lotar o auditório do Parque Tecnológico e promover a maior edição do Fórum Gaúcho de Arborização traz o sentimento de missão cumprida, porque “a arborização é um serviço público relevante, que afeta a qualidade de vida de toda a população”. Naquele momento, o evento já tinha mais de 240 inscritos, e continuava recebendo pessoas interessadas, garantindo o título de edição com maior público da sua história. Schaefer ponderou que embora o Fórum não seja deliberativo, é um momento de governos e sociedade civil trocarem ideias e experiências para o aperfeiçoamento de políticas públicas, práticas e técnica.
A mesa da cerimônia foi composta, também, pela presidente da Sbau, Ana Lícia Patriota; pelo diretor da Regional Sul da Sbau, Cassio Brufatto; pela presidente do FGA, Fernanda Colovini; e pela diretora executiva do Pelotas Parque Tecnológico, Rosâni Boeira.
Confira a programação desta sexta-feira (22)
8h - Painel: Novos olhares nas áreas verdes e de preservação permanente;
- Palestra 6: Recomposição das Áreas de Preservação Permanente (APP) e o uso de espécies nativas relevantes. Case do Vale do Taquari;
- Palestra 7: Benefícios dos espaços verdes frente ao enfrentamento climático;
10h15min - Rodada de perguntas;
11h - Apresentação das cartas de intenção para receber o 16º FGA 2025, homenagens e encerramento do evento;
Das 13h30min às 16h30min - Minicurso: Técnicas de manejos vegetais e o uso de tecnologias na gestão e planejamento.