ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Pelotas celebra redução de índices criminais no município

Ano de 2023 teve redução em todas categorias de crimes patrimoniais e mais de 70% nos crimes violentos letais intencionais desde que o Pacto Pelotas pela Paz se iniciou no município

Por João Pedro Macedo 12-03-2024 | 19:31:03

A prefeita Paula Mascarenhas participou, nesta terça-feira (12), no auditório do Sicredi, da reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) para avaliar os dados do Boletim de Informações Criminais de encerramento do ano de 2023. No encontro, foram celebrados os números positivos do município contra as diversas formas de crimes patrimoniais (CP) e crimes violentos letais intencionais (CVLI), que teve uma redução de 71% desde que o Pacto Pelotas pela Paz foi implantado.

Prefeita destacou os resultados do Pacto Pelotas pela Paz na véspera da abertura do Connex (Fotos: Michel Corvello)

Para Paula, a redução dos indicativos de criminalidade em 2023 mostra a importância de uma ação integrada e organizada. “A reunião de hoje destaca a grande equipe que formamos em prol de um único objetivo, o bem-estar da população. Por meio do Pacto Pelotas pela Paz, superamos diferenças institucionais e conseguimos tornar Pelotas uma cidade mais segura e tranquila para os cidadãos, com estratégias assertivas e ações de prevenção à violência que reduzem, drasticamente, os índices de criminalidade desde 2017”, afirmou.

Em relação a 2017, o município diminuiu em 73% o roubo a pedestre, 52% os roubos ao comércio, 82% os roubos de veículos, 65% os furto de veículos, 73% os roubos a residências, 43% os furtos a residência, e 89% os roubos a transporte público.

Após a apresentação, autoridades que já passaram pelo Pacto Pelotas pela Paz, assim como as que continuam ativas, foram homenageadas pelo trabalho realizado durante o período.

Estavam presentes na cerimônia o vice-prefeito Idemar Barz; o secretário de Segurança Pública, José Dourado, e a assessora do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, o coordenador do Centro Judiciário de Soluções e Conflitos Cidadania de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral. e a promotora de Justiça da Vara de Infância e Juventude de Pelotas, Luciara Robe da Silveira, o comandante regional da Defesa Civil, coronel Márcio André Facin, a comandante da Guarda Municipal, Cintia Aires, e a secretária adjunta da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, Ana Costa.

GGIM, indicadores, redução, violência