Pela primeira vez no município, evento vai abordar, na quinta e sexta-feira (21 e 22), temas relacionados à arborização do Estado. Inscrições estão abertas
Por Carol Quincozes 18-11-2024 | 17:18:58
Com o tema Essencialidade na Arborização: um Despertar para as Cidades, Pelotas sediará, nesta quinta (21) e sexta-feira (22), a 15ª edição do Fórum Gaúcho de Arborização (FGA). É a primeira vez que o município recebe o FGA, que será realizado no Pelotas Parque Científico e Tecnológico, à avenida Domingos de Almeida, 1.785. O Fórum é promovido pela Regional Sul da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau) e tem como objetivo a discussão do desenvolvimento da arborização de forma regionalizada e compartilhada entre as administrações municipais, entidades e demais representantes, buscando à criação, recuperação e preservação das áreas verdes situadas no sul do país.
Os participantes poderão assistir a palestras ministradas por profissionais especializados na arborização urbana e participar de minicurso alusivo ao tema. Atualmente, o evento conta com mais de 200 inscrições de 37 cidades do Rio Grande do Sul, além de outros Estados, como Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina.
Conforme o secretário da Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, o tema desta edição retrata a importância da sociedade conceber a arborização como um mecanismo de adaptação climática, partindo do pressuposto que as áreas verdes são essenciais para a gestão das cidades modernas. “Precisamos encarar o planejamento e manutenção da arborização urbana como parte importante das políticas públicas municipais. A ideia é que essa questão entre, definitivamente, na agenda da gestão pública, com incremento de recursos orçamentários, aumento da estrutura de pessoal e equipamentos, assim como investimento nas capacitações, como o FGA, que traz a discussão da arborização para dentro da sociedade”, afirmou.
As inscrições para o FGA e o minicurso podem ser realizadas pelo link https://www.even3.com.br/xv-forum-gaucho-de-arborizacao-496343/. Sócios da Sbau, estudantes e idosos têm direito à meia-entrada para o evento.
O evento tem como público-alvo profissionais da área da arborização, como estudantes e pesquisadores, além de gestores públicos e integrantes de secretarias de meio ambiente, educação, obras, trânsito, habitação, planejamento e vigilância sanitária.
Trata-se de uma composição de representatividades municipais, sem fins lucrativos, destinada a identificar e promover o desenvolvimento da arborização de forma regionalizada e compartilhada entre as administrações municipais, entidades e demais parceiros representantes no Fórum, de modo a proporcionar expertise aos agentes promotores na qualificação da produção de mudas, planejamento, implantação, manejo, controle, recuperação, preservação e conservação da arborização em áreas urbanas e não urbanas.
Para traçar seus objetivos, o FGA se reúne em qualquer ponto do Estado, tendo como premissa a realização anual de evento regional organizado, preferencialmente, de forma alternada na região metropolitana e interior do Estado.
Quinta-feira (21)
Das 8h às 9h45min - Credenciamento e cerimonial de abertura
9h45min - Palestra 1: Panorama da cidade de Pelotas e as ações ambientais
10h45min - Palestra 2: Do passivo ao olhar para novas adequações na arborização urbana. Case no município de Ijuí
11h30min - Rodada de perguntas
Das 13h30min às 16h30min – Mesa-redonda: Qual a função da arborização frente ao desastre ambiental que assolou o Estado do Rio Grande do Sul em maio de 2024 e as perspectivas do futuro?
- Palestra 3: Gestão de obras de engenharia versus drenagem urbana: O planejamento de recursos hídricos nos centros urbanos
- Palestra 4: Resiliência projetual - o impacto de bons projetos, cidades-esponja, de pavimentação e a arquitetura voltadas à arborização urbana
- Palestra 5: O olhar da defesa civil quanto aos sistemas de alerta e enfrentamento em momento de crise climática
16h45min - Rodada de perguntas
Das 18h às 22h - Coquetel de confraternização e momento cultural
Sexta-feira (22)
8h - Painel: Novos olhares nas áreas verdes e de preservação permanente
- Palestra 6: Recomposição das Áreas de Preservação Permanente (APP) e o uso de espécies nativas relevantes. Case do Vale do Taquari
- Palestra 7: Benefícios dos espaços verdes frente ao enfrentamento climático
10h15min - Rodada de perguntas
11h - Apresentação das cartas de intenção para receber o 16º FGA 2025, homenagens e encerramento do evento.
Das 13h30min às 16h30min - Minicurso: Técnicas de manejos vegetais e o uso de tecnologias na gestão e planejamento