ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Planejamento e Gestão

População apoia tráfego de veículos em quadra do Calçadão

Trânsito lento na Andrade Neves, entre Floriano e Lobo da Costa – dentro do conceito “traffic calming” –, recebe opiniões favoráveis

Por Tânia Magalhães 19-03-2019 | 12:03:41

A permissão para passagem de veículos no Calçadão da rua Andrade Neves, entre Marechal Floriano e Lobo da Costa, ganha apoio da população. Para viabilizar o trânsito lento na quadra, avançam as obras da pista de 3 metros de largura, com calçamento de paralelepípedos e meios-fios nivelados à altura do piso do espaço destinado aos pedestres.

O projeto de requalificação do Calçadão idealizado para a quadra, sob responsabilidade da Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), traz a novidade da liberação do trânsito de veículos dentro do conceito “traffic calming”.

Via para trânsito lento no Calçadão - Fotos: Marcel Ávila

O secretário Roberto Ramalho explica que o sistema traffic calming é adotado no mundo inteiro, principalmente em cidades desenvolvidas. Dentro do conceito, somente trânsito lento é permitido, descartando qualquer risco.

Saiba o que dizem os moradores

A revitalização do Calçadão inclui piso novo, intervenções de drenagem e esgoto, sinalização, lixeiras e bancos, paisagismo, acessibilidade, iluminação pública e estrutura subterrânea para fiação de internet, televisão e telefonia. Na quadra entre Marechal Floriano e Lobo da Costa, o diferencial: uma pista para passagem de trânsito lento de veículos. Populares dão sua opinião sobre a novidade.

Manoel Bastos – Foto: Marcel Ávila

O pelotense Manoel Bastos, morador na praça 20 de Setembro, diz que a nova via vai desafogar o trânsito da Marechal Floriano, além de facilitar àqueles que buscam acesso ao Mercado Central. “A requalificação está excelente e rápida na segunda fase de obras. O empreendimento é muito válido”, afirma.

José Neil Semper – Foto: Marcel Ávila

“Perfeito! A novidade organizará o trânsito, ajudando em muito os motoristas com destino à zona Sul da cidade. A revitalização do Calçadão está cem por cento. Moro em Pelotas há 20 anos e não imaginava ver essa transformação toda, abrangendo até iluminação pública e piso. A população deve colaborar e se preparar para conservar esse avanço”, diz o santa-vitoriense José Neil de Ávila Semper.

Márcio Gotuzzo - Foto: Marcel Ávila

Márcio Gotuzzo, conduzindo seu veículo pela Marechal Floriano, opina sobre a abertura da via para trânsito lento até a Lobo da Costa. “Será bom para o fluxo. A medida está aprovada e a população deve compreender que o transtorno das obras passam e os benefícios ficam.”

Deisi Costa - Foto: Marcel Ávila

Para Deisi Costa, inserir o trânsito lento de veículos no Calçadão é uma inovação positiva. “A permissão para passagem de carros desafogará os fluxos da Floriano e da Marechal Deodoro. Pelotas tem muitos veículos e as alternativas para planejar o trânsito de forma organizada são bem-vindas. Além disso, o Calçadão está ficando maravilhoso”, afirma.

Andamento das obras

Obras de acesso às lojas do Calçadão – Foto: Marcel Ávila

As intervenções de requalificação do Calçadão prosseguem entre Floriano e Lobo da Costa. Nesta terça-feira (19), equipes da Construtora Pelotense atuam na continuação do assentamento dos meios-fios e dos paralelepípedos da pista para veículos, enquanto outra frente trabalha na escavação e concretagem da base dos acessos às lojas. Nestes pontos, o trânsito de pedestres está desviado para a parte central, que já conta com piso definitivo.

Confira mais fotos da reportagem neste link do Flickr da Prefeitura.

calçadão, requalificação, trânsito lento, opiniões, andrade neves, quadra entre lobo da costa e floriano