ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Governo

Prefeita prestigia lançamento de livro de Aldyr Schlee

O cerimonial ocorreu na manhã de hoje (20) no Palácio Piratini

Por Lucas Pereira 20-03-2019 | 21:02:37

Nessa quarta-feira (20), a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, acompanhou o lançamento do livro “Dicionário da Cultura Pampeana Sul-Rio-Grandense”, escrito por Aldyr Garcia Schlee, que faleceu em novembro de 2018. O cerimonial ocorreu no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

Prefeitura decreta luto oficial pelo falecimento de Aldyr Schlee

Paula enfatizou que, com esta obra, Schlee ganha a imortalidade:

“A forma iconoclasta com que Schlee olhava para os fatos da vida e da literatura me fazem, em certos momentos, associá-lo ao pensamento sartreano, que negava peremptoriamente a imortalidade, mas caminhava inexoravelmente, do alto de seu talento, para ela” destacou Paula

Evento ocorreu no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, em Porto Alegre. Fotos: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Trajetória de Schlee

Schlee nasceu em Jaguarão, em 1934, mas viveu grande parte de sua vida em Pelotas. Publicou mais de 15 livros, entre crônicas, ensaios e romances. Foi premiado com vários troféus importantes, como a Bienal de Literatura, Açorianos, 300 Onças e Esso de Jornalismo.

Foi, também, um dos fundadores do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), onde também foi professor titular na Faculdade de Direito. Ele também é responsável pela criação do atual uniforme da Seleção Brasileira de Futebol.

Schlee faleceu aos 83 anos, no Hospital Beneficência Portuguesa, em Pelotas, no dia 15 de novembro de 2018, vitima de um câncer.

O livro

Em dois volumes, o Dicionário faz um registro aprofundado e atualizado da linguagem verbal, oral e da cultura do homem que vive no Pampa do Rio Grande do Sul. A pesquisa para a criação dos livros começou em 2001, e também demonstra a influencia da língua castelhana no vocabulário de quem vive na região. A obra tem o selo Fructos do Paiz, e conta com o patrocínio da Braskem, por meio do Pró-Cultura RS. Os almanaques serão disponibilizados em instituições de ensino, de pesquisa, bibliotecas e também estará disponível para download.

Em abril, os livros serão lançados em Pelotas e Jaguarão.

Aldyr Schlee, Cultura, Prefeita