ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeita recepciona 29ª Procissão de São Jorge

Dezenas de devotos percorreram vias dos bairros São Gonçalo e Centro na noite desta terça-feira

24-04-2019 | 12:18:25

A chuva não abalou a fé de dezenas de devotos que homenagearam São Jorge – santo católico que, conforme o sincretismo religioso, também é denominado como orixá Ogum – durante a 29ª Procissão de São Jorge, na noite desta terça-feira (23). O grupo foi recepcionado pela prefeita Paula Mascarenhas, em frente ao Paço Municipal, por volta das 21h.

Tradicional cortejo do santo católico ou orixá Ogum partiu da Federação de Umbanda e chegou ao Palo – Fotos: Gustavo Vara

Organizada pela Federação Sul-rio-grandense de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros, a atividade contou como apoio da Secretaria de Cultura (Secult). Depois do presidente da entidade, Joabe Luís Bohns, realizar uma oração ao orixá pedindo proteção à prefeita e a todos os pelotenses, Paula agradeceu as bençãos recebidas.  

“Peço também a São Jorge que proteja a nossa cidade, nossas crianças, idosos, homens e mulheres. Também nos dê luz e sabedoria para seguirmos firmes, com serenidade e capacidade de renovação e de criar um futuro melhor para todos nós”, disse a prefeita, que foi presenteada com uma muda de espada-de-são-jorge.
Paula acolhe fiéis, representantes religiosos e imagem do santo, pedindo proteção à cidade e à população – Foto: Gustavo Vara

A caminhada, que culminou na praça Coronel Pedro Osório, iniciou-se na sede da Federação, no bairro São Gonçalo, e percorreu as ruas Lobo da Costa, Dona Mariana e Barão de Butuí. Ao final da celebração, os devotos e o veículo com a imagem do santo retornaram à instituição, onde promoveram outras homenagens e efetuaram atendimento espiritual ao público. 

Integraram-se à celebração o secretário de Cultura, Giorgio Ronna; a assessora especial de Relações Institucionais, Clotilde Victória; o diretor de Manifestações Populares da Secult, Paulo Pedroso; e os vereadores Ademar Ornel (DEM) e Éder Blank (PDT). As secretarias de Transporte e Trânsito e de Segurança Pública, por meio da Guarda Municipal, ajudaram no trajeto da procissão.

Confira estas e outras fotos da reportagem neste link do Flickr da Prefeitura.

Tags

procissão, são jorge, recepção no paço municipal, pronunciamento da prefeita, paula mascarenhas

Carregando 0%
Carregando 0%