ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assistência Social

Prefeitura atende atingidos pelo temporal

Ventos de mais de 100 km/h destelharam casas, escolas, derrubaram árvores e fios

21-03-2024 | 17:54:22

Desde as primeiras horas da madrugada de quarta-feira (21), a Prefeitura de Pelotas mobilizou suas equipes para atender a população afetada pelo temporal, que atingiu o município, com rajadas de vento de 111 km/h. Até o final da tarde, três famílias precisaram deixar suas casas e foram para a casa de parentes. 

Equipes da Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social prestaram atendimento desde a madrugada para as famílias atingidas pelo temporal (Fotos: Michel Corvello)

O levantamento feito pela Defesa Civil indica que 26 casas foram destelhadas ou sofreram danos estruturais. As áreas mais atingidas foram Posto Branco, Fragata e Getúlio Vargas. 

Para atender essas famílias as equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social (SAS) dividiram-se para percorrer a cidade, visitar as casas atigidas, contabilizar os estragos e apurar às necessidades dos flagelados. 

A aposentada Carmen Lúcia Soares, 62 anos, moradora da rua Frei Caneca, no Fragata, foi uma das pessoas atendidas. "Era umas 2h30 e levantei com a janela batendo, fui trancar e deu aquela trovoada e já veio aquele estouro, que começou a levantar tudo", contou, enquanto mostrava a cozinha completamente destelhada. 

Não muito longe dali, na avenida Pinheiro Machado, o aposentado Flávio Barbosa, 55 anos, a esposa e o filho adolescente, tiveram a casa parcialmente destruída depois que o telhado de um prédio próximo caiu sobre o chalé. Ainda durante a manhã receberam a visita do serviço social da SAS e a doação de colchões, lonas e cobertores. 

"Nossas equipes chegaram na secretaria por volta das 3h e fomos para a rua para auxiliar as equipes da Defesa Civil na retirada de galhos caídos e desobstrução de ruas. No início da manhã começaram a chegar os primeiros chamados no Posto Branco, a partir daí iniciaram os atendimentos de assistência social e a distribuição de sacolas básicas, colchões, roupas e cobertores. Todos que solicitaram foram atendidos", diz o secretário de Assistência Social, Tiago Búndchen. 

De acordo com Bündchen, a SAS mobilizou uma equipe de 20 pessoas e o maior volume de pedidos foi por roupas e alimentos. O secretário frisa que todas as doações são analisadas e liberadas pela equipede serviço social. 

A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) contabilizou 20 quedas de árvores, sendo duas sobre residências e dez obstruindo vias. Equipes especializadas em podas trabalharam durante todo o dia no recolhimento, tendo como prioridade os casos de risco à residências e rede elétrica. Enquanto a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura recolheu, ao longo de todo o dia, 28 cargas de galhos derrubados pelo vento. 

Trabalho de remoção de galhos e árvores caídos durou todo o dia e cobriu toda a cidade (Fotos: Divulgação)

Smed levanta prejuízos na rede

O vendaval espalhou estragos, também, na rede municipal de ensino. Das 94 escolas, 53 tiveram as aulas suspensas até segunda-feira (25), destas 35 foram danificadas. 

As mais afetadas foram as escolas de educação infantil Maria Lídia Magliani, na Vila Princesa e Lobo da Costa, no Pestano e as de Ensino Fundamental Santa Irene e Francisco Carucio, no Pestano e Wilson Muller, na colônia Triunfo.

Ao todo 35 escolas sofreram danos por causa dos ventos de mais de 100 km/h (Fotos: Michel Corvello)

"Os prejuízos não foram maiores porque a equipe chegou cedo e conseguimos arredar muitos móveis e esvaziar salas e aparar as goteiras", contou a coordenadora pedagógica da Emei Lobo da Costa, Michele Simões. 

A escola que atende 150 crianças de zero a cinco anos teve o telhado de três salas arrancado pelo vento, que também danificou a cobertura do pátio externo. 

A poucas quadras dali, a Emef Santa Irene teve o telhado parcialmente destruído e, com isso, a sala de artes, o Laboratório de Ciências e outras três salas acabaram alagadas. 

Nesta sexta-feira (22), os técnicos da Smed devem divulgar o relatório final dos estragos. 

UBSs suspendem atendimento

Tanto na área urbana como rural, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) tiveram atendimento prejudicado. Por causa da falta de energia elétrica ou água, 22 unidades não funcionaram, enquanto outras 18 atenderam somente até às 16h. 

A expectativa é de que o funcionamento das UBSs esteja normalizado nesta sexta-feira (22).

Transporte com desvios na Zona Rural

Árvores caídas causaram a interrupção de linhas do transporte para o interior do município. 

A linha Santa Silvana não está operando. Enquanto as linhas Rincão do Andrade e Bachini, operam com desvios. A linha Arroio Moreira, está disponível somente pela BR 116.

Tags

temporal, vendaval, estragos, Defesa Civil, assistência social

Carregando 0%
Carregando 0%